Transformação Digital

XaaS: saiba como o modelo “Tudo como Serviço” vai transformar a sua empresa

21/01/2020

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

XaaS ou “Tudo como Serviço” é um modelo de negócio em que todo produto e aplicação pode ser entregue como serviço para a sua empresa.

A computação em nuvem se tornou fator decisivo para a jornada de transformação digital das empresas. Com a tecnologia, surgiram também novos modelos de negócio como o as a Service, em que você tem flexibilidade no pagamento e os serviços disponibilizados pela internet. Recentemente, o XaaS (Tudo como Serviço) tem tido destaque dentro das empresas.

Tanto que a previsão da consultoria Gartner é que, somente no setor público, 80% das soluções tecnológicas adotadas serão entregues e suportadas neste modelo até 2023. Já o mercado global deve ter uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR, em inglês) de 24% até 2024, estima a consultoria Research and Markets.

Mas o que significa XaaS ou Tudo como Serviço?

Se você já adotou a computação em nuvem na sua empresa, deve ter um contrato baseado em algum desses modelos: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) ou Infraestrutura como Serviço (IaaS) — aliás, a gente vai falar sobre esses modelos mais para o fim do texto. O XaaS segue a mesma proposta: é a possibilidade de qualquer função de TI ser entregue como serviço.

Ou seja, Tudo como Serviço é uma forma de computação em nuvem em que você tem uma variedade de produtos e aplicações disponibilizadas pela internet e não de forma física ou local. Assim, você conta com soluções sob demanda ou com base em assinatura, reduzindo os gastos com compras de licenças.

Como explicou Jeff Loucks, da Deloitte, em entrevista ao site CIO, esse modelo operacional impulsiona os negócios digitais de uma empresa e tira o estigma de que a TI é o centro de custos. Sem contar que ter todas as funções de TI como serviço é criar novas fontes de receitas porque vai trazer agilidade e velocidade às operações da organização.

Os benefícios de ter Tudo como Serviço

É certo que a digitalização da sua empresa resultou em um crescimento robusto de dados corporativos e você investiu na computação em nuvem como opção eficiente e econômica para o armazenamento desses dados. Além dessa facilidade, a possibilidade de monitorar os serviços em nuvem e conseguir escalá-los tem feito as organizações olharem para o modelo XaaS.

Ele possui custo acessível dos serviços por assinaturas e ainda tira a complexidade de métodos tradicionais por conta da crescente virtualização de soluções de TI, como recursos de data center e de rede. Além disso, possui ferramentas de gestão personalizáveis, o que permite dar suporte e mobilidade a todo o seu time.

Em um resumo, o XaaS vai reduzir custos e simplificar o ambiente de TI da sua empresa porque os serviços em nuvem vão:

  • Eliminar parte da sua infraestrutura interna de TI.
  • Ter menos uso de servidores, discos rígidos, computadores de rede, instalação de software etc.
  • Gerar menos sobrecarga física (espaço no equipamento, energia e refrigeração, por exemplo).
  • Permitir que sua equipe de TI se concentre em projetos mais importantes e que agreguem valor aos negócios.
  • Possibilitar que despesas de capital (Capex) deem lugar para as despesas operacionais (Opex).

Outros exemplos de XaaS

O formato XaaS traz uma infinidade de serviços para impulsionar a transformação digital da sua empresa. Você pode até pensar que é a mesma coisa que SaaS, PaaS ou IaaS.

Mas pense o seguinte: você pode até ter contratado um provedor de nuvem para migrar seus aplicativos do data center para um ambiente cloud. No entanto, mesmo as aplicações rodando na nuvem, o seu data center continua sendo local. Ou seja, continua ocupando um espaço físico e você ainda terá gastos para a manutenção e atualização dos sites e indisponibilidade em caso de queda de energia ou falha dos servidores.

Entendeu que esses modelos são bem parecidos, mas não são iguais?

Por isso, o Mundo + Tech separou os principais exemplos de modelos as a Service que fazem parte do formato tudo como Serviço:

O que é Software como Serviço (SaaS)

SaaS é um modelo em que você vai distribuir suas aplicações em um provedor na nuvem e ele será responsável em disponibilizá-las para os seus clientes por meio de uma conexão com a Internet. Com Interfaces de Programação de Aplicações (APIs, em inglês) do fornecedor, você consegue ainda integrar seus softwares à oferta SaaS contratada.

O que é Plataforma como Serviço (PaaS)

PaaS é um modelo no qual o provedor de nuvem vai fornecer ferramentas de hardware e software necessárias para o desenvolvimento de aplicações. Todo hardware e software estarão hospedados na própria infraestrutura do fornecedor. Assim, os desenvolvedores da sua empresa estão livres de instalar máquinas e programas para desenvolver e/ou executar uma nova aplicação e poderão acessá-lo a partir de um navegador web. Esse formato não substitui toda a infraestrutura de TI da sua empresa, mas incorpora sistemas operacionais, servidores, banco de dados, equipamentos de rede e serviços de armazenamento.

O que é Infraestrutura como Serviço (IaaS)

IaaS vai fornecer a sua empresa recursos de computação virtualizados pela Internet. Isso quer dizer que um provedor de nuvem vai hospedar todos os componentes de infraestrutura disponíveis em um data center local: servidores, hardware de armazenamento e rede e a camada de virtualização. Você terá também uma variedade de serviços para acompanhar essa infraestrutura na nuvem: detalhes de cobrança, monitoramento, acesso ao log, ferramentas de segurança, backup e recuperação, etc.

O que é Monitoramento como Serviço (MaaS)

MaaS é uma junção da computação em nuvem com as soluções tradicionais de monitoramento de uma infraestrutura de TI on-premise. É a possibilidade de hospedar uma aplicação de monitoramento na nuvem, mas sem precisar instalá-la nas máquinas da sua empresa já que toda a estrutura vai rodar na nuvem.

O que é Comunicação como Serviço (CaaS)

CaaS é um modelo em que os serviços de telefonia são hospedados na nuvem. Um exemplo é a Distribuição Automática de Chamadas (ACD), solução bastante usada em empresas com contact center. Serviços de voz sobre IP (VoIP) e autoatendimento são outros recursos que podem rodar a partir da computação em nuvem.

O que é Desktop como Serviço (DaaS)

DaaS é a virtualização de desktops que podem ser rodados em qualquer dispositivo e ficam hospedadas na nuvem do provedor. Assim, os seus colaboradores podem acessar aplicações, e-mails e outras ferramentas em um navegador na web ou uma plataforma própria. Além disso, toda a infraestrutura de suporte, de armazenamento e de rede é de fácil gerenciamento, permitindo que a equipe de TI tenha maior controle e segurança dos acessos e atualizações sem comprometer a produtividade de outros funcionários.

Por que o futuro será XaaS?

O modelo as a Service tem sido referência para empresas que adotam a computação em nuvem para impulsionar a transformação digital. A combinação da tecnologia com conexões de internet com alta largura de banda se torna um fator para o XaaS ganhar mais espaço nas organizações.

Se a sua empresa busca reduzir custos, ser Tudo como Serviço traz essa vantagem: por meio de um pagamento por uso ou por assinatura, você consegue ver seus produtos, ferramentas e aplicações na nuvem com segurança, conformidade e governança. Assim você vai ter maior facilidade para migrar todas as cargas de trabalho para a nuvem.

Principais destaques desta matéria:

  • XaaS ou Tudo como Serviço tem chamado a atenção das empresas;
  • Expectativa que mercado global do segmento cresça 24% ao ano até 2024;
  • Confira as vantagens de ter todos os produtos, aplicativos e soluções na nuvem.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *