Transformação Digital

Operadora de ferrovias potencializa negócios com soluções digitais e de conectividade

21/07/2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com fornecimento de tecnologias da Embratel e da Nokia, a Rumo espera aprimorar as operações, tornando-as mais seguras para toda a cadeia.

A Rumo, operadora de ferrovias do Brasil, contará com a Embratel e a Nokia para evoluir as operações de toda a cadeia: da autonomia nas locomotivas à comunicação mais rápida, ágil e segura entre elas e o centro de controle.

A parceria entre as fornecedoras e a Rumo foi anunciada no último dia 19 de julho, como mostra uma matéria do site TI Inside. Com isso, a operadora terá maior cobertura de conectividade – 4G LTE e rádio P2P – nos percursos que opera.

Da Embratel, o projeto da Rumo terá, além das conexões já citadas, o uso do Data Center Lapa da provedora (em São Paulo), ambiente em nuvem, Wi-Fi e gestão e monitoramento dos equipamentos

 Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios da Embratel, afirma que a Rumo terá “conexão segura e estável para otimizar as operações”. Além disso, qualquer comunicação das composições será monitorada 24h por dia e 7 dias por semana.

Já o papel da Nokia é o de fornecer os equipamentos necessários para que a conectividade e a gestão das locomotivas ocorram. A empresa de TI ainda instalará, a bordo dos trens, os roteadores responsáveis em ampliar os serviços IP/MPLS sobre as redes móveis e WLAN.

Como essa parceria vai acontecer?

A Rumo atuam em diversos estados brasileiros, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. São percursos que podem apresentar condições específicas – naturais e das próprias locomotivas.

Por isso, os dispositivos da Nokia são de caráter industrial e que suportam as altas temperatura e o excesso de vibração dos trens. Esses hardwares serão configurados pela Embratel para que a provedora receba e faça o roteamento seguro das conexões dentro dos vagões.

“O projeto inicial está contemplando 300 locomotivas e, ao final, todas as mil composições da Rumo irão contar com as nossas soluções”, explica Gustavo Silbert, diretor executivo da Embratel.

Com o uso do data center e do ambiente em nuvem, a tecnologia embarcada vai possibilitar decidir qual conexão é a mais adequada entre os trechos dos percursos, trocando automaticamente a conectividade dependendo do local.

Por exemplo, na Serra do Mar em São Paulo – que tem uma área de 45km de extensão e que, por conta da geografia, não recebe sinal de satélite –, os dispositivos irão alterar, de forma automática para uma conexão 4G LTE.

Parceria fomenta a Indústria 4.0 no Brasil

O projeto entre Embratel, Nokia e Rumo serve também como um estudo para compreender as possibilidades de o setor ferroviário ter veículos cada vez mais autônomos para a tomada de decisões.

Como comenta Ailton Santos, diretor da Nokia para o Brasil, “reunimos, no projeto para a Rumo, nossas mais avançadas tecnologias para auxiliar a companhia a otimizar suas operações, tornando-as mais seguras, estáveis, produtivas e exemplares para a era da Indústria 4.0 no país.”

No caso da Rumo, é ter “agilidade no rastreamento em tempo real das composições, na comunicação com o centro de operações, na troca de dados e no uso de aplicações mesmo em áreas de difícil acesso”, afirma Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel.

De início, 300 locomotivas contarão com essas tecnologias. “Acreditamos que esse projeto irá levar nossas operações a um novo patamar, tornando-as mais seguras e agregando cada vez mais qualidade para todas as frentes envolvidas”, analisa Roberto Rubio Potzmann, diretor de tecnologia da Rumo.

Principais destaques desta matéria

  • Embratel e Nokia vão levar ecossistema de tecnologias para aprimorar as operações da Rumo.
  • Objetivo é, no futuro, fomentar o uso de locomotivas autônomas no setor ferroviário.
  • Saiba um pouco mais dessa parceria, como ela vai acontecer e as tecnologias envolvidas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER