Transformação Digital

Descubra agora como o ADC pode facilitar o desenvolvimento de softwares

26/11/2020

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Esteja adaptado às principais mudanças do mercado com o Agile Development Center (ADC) customizado da Embratel.

Quer inovar as operações para criar vantagem competitiva? Tudo bem se você não sabe responder “sim” ou “não” para essa pergunta. Uma consultoria de um ADC te fará entender o que é necessário para acompanhar um mercado que muda constantemente.

ADC é a sigla de Agile Development Center, serviço da Embratel em que um time de especialistas ajuda a sua empresa a desenvolver a solução ideal para que seu negócio responda rapidamente às mudanças do mercado.

E aqui não estamos falando de soluções de prateleira. Muito pelo contrário. São soluções customizadas para melhorar os processos e operações da sua empresa, mas sem comprometer o orçamento da área de TI.

Vale até um adendo: transformação digital às vezes é traduzida erroneamente como a adoção de qualquer tecnologia, plataformas ou serviços digitais que podem impactar de alguma forma os negócios de uma empresa – para o bem ou para o mal.

Isso resulta em softwares e aplicativos desenvolvidos sem segurança em várias camadas. Sem contar que a pressa para lançá-los no mercado compromete e muito a qualidade e o objetivo da solução.

Além de exigir um esforço – e possivelmente retrabalho – da equipe de TI em diagnosticar e atualizar os erros, os recursos da área também serão comprometidos.

Mas, quando você olha para o centro de desenvolvimento ágil da Embratel, fica a par das melhores práticas de metodologia ágil baseadas no framework Scrum (neste artigo do Mundo + Tech você lê mais sobre essa prática).

Para sua empresa, é a oportunidade de desafogar o time de TI (seja ele de operações ou de desenvolvimento) e otimizar os custos, ao mesmo tempo que consegue desenvolver um software capaz de melhorar a produtividade de todos.

Tudo isso é possível com um ADC, como vamos mostrar neste artigo.

banner agile development center adc embratel_1

Tornando sua empresa ágil com um ADC

O objetivo de um ADC é garantir que a solução desenvolvida em parceria entre sua empresa e a Embratel irá fornecer agilidade, eficácia e segurança para as operações.

Por que agilidade?

Porque a metodologia ágil adotada pela Embratel é composta de sprints, em que uma equipe multidisciplinar irá discutir e colocar em prática o desenvolvimento de software que, além de acompanhar as exigências do mercado, trará resultados para sua empresa.

Por que eficácia?

Com o feedback constante de todos os participantes do projeto, é possível contornar erros, melhorar a aplicação antes mesmo de ela ser lançada para o público – seja interno ou externo -, assim como disponibilizar novos recursos à medida que sua empresa recebe novas resenhas sobre o produto.

Por que segurança?

O desenvolvimento ágil de software permite que os times de um projeto consigam automatizar os testes para encontrar erros no código escrito e possíveis brechas de segurança, permitindo corrigir e atualizar essas falhas antes mesmo do aplicativo ser disponibilizado para todos.

FIQUE POR DENTRO: Agile Development Center (ADC): reduza custos, aumente a produtividade e otimize o atendimento!

São essas três características que fazem a sua empresa dar um salto importante na transformação digital. Mas essa jornada ainda vai exigir outra mudança: na cultura organizacional.

Caso você tenha um time de desenvolvimento na sua empresa, sabe dizer se eles ainda escrevem aplicações no modelo cascata? Se sim, é hora de repensar essa estratégia!

Modelo cascata x modelo ágil

A transformação digital é uma constante, certo? Certo! Por isso, continuar com o desenvolvimento de sistemas baseado no modelo cascata vai sobrecarregar sua equipe de TI e gerar resultados abaixo das expectativas.

Desenhar aplicações em cascata não é algo tão aceitável hoje, quando muitas empresas investem em código aberto para inovar. Quer dizer, o método ainda vale se você tem uma tecnologia proprietária. É o seu caso?

O modelo cascata é estático e segue uma esteira de processos e etapas, em que o cliente só verá o resultado do produto na fase final. Qualquer erro de configuração ou vulnerabilidade de segurança faz com que seja necessário retornar para o início do projeto.

Vamos supor que você criou um aplicativo para preenchimento das demandas do dia. Porém, os usuários não utilizam um recurso de enviar por e-mail uma planilha de horas para a gerência.

Se a aplicação nãofoi desenvolvida em código aberto, é preciso desativá-la e chamar o time de desenvolvimento para reescrever praticamente toda a ferramenta. Quando finalizada, o time de operações irá colocá-la novamente no ar sem o recurso do e-mail.

Gasto de esforço, de pessoas e de orçamento. Principalmente porque a cada erro ou atualização, será preciso sempre voltar para a primeira fase.

No modelo ágil, todas essas etapas conversam entre si, possibilitando alterações, correções e até mesmo adicionar ou tirar recursos sem impactar a disponibilidade da solução na empresa.

FIQUE POR DENTRO: Agile: mais que um método, uma forma de pensar e agir

Os benefícios da metodologia ágil

Sua empresa pode até não ser expert no desenvolvimento ágil de aplicações. Por isso, parcerias com o ADC da Embratel abrem um campo de oportunidades: é mais do que desenhar um sistema, é envolver seu time nas melhores práticas do mercado.

Assim, a integração da sua equipe vai permitir testar e incrementar uma solução “em tempo real”. Além disso, a metodologia ágil é a porta de entrada para outras disciplinas que trarão ainda mais dinâmica no desenvolvimento de softwares.

Por exemplo, temos o DevOps, em que o time de desenvolvimento e de operações se integram para construir uma aplicação. Assim como existe o DevSecOps, em que a segurança será trabalhada em todos as etapas de criação de um software.

Vale lembrar que, se antes uma solução levava quase seis meses para ser desenvolvida, a metodologia ágil reduz bastante esse tempo, podendo levar dias. Mas isso pede um olhar atencioso para os ritos que a disciplina exige.

Por exemplo, diariamente é necessária uma reunião de apenas 15 minutos para alinhar todos os envolvidos no projeto. Sem realizá-la, as chances de uma aplicação apresentar falhas ou um feedback negativo do cliente se tornam evidentes.

Então, se a produtividade, economia e agilidade são os objetivos da sua empresa para reduzir os custos, o ADC da Embratel pode ser um suporte para mostrar como todos os times podem trabalhar em parceria para atingir essa meta.

Descubra mais sobre o ADC da Embratel

No Agile Development Center da Embratel, um time fará uso de metodologia ágil para levar eficiência e agilidade ao fluxo de trabalho da sua empresa. Assim, você poderá adotar soluções que serão implementadas e atualizadas de forma constante.

Quer saber como o ADC pode proporcionar esses benefícios a sua empresa e ainda soluções ágeis e eficientes? Então, baixe o e-Book que preparamos. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito.

banner agile development center adc embratel

Repassando o que vimos neste post

  • Agile Development Center (ADC) da Embratel atua para prover soluções ágeis para as empresas.
  • Centro de desenvolvimento ágil possui as melhores práticas do mercado baseadas no framework Scrum.
  • Com essa disciplina de metodologia ágil, times são integrados para desenvolver sistemas e entregá-los em poucos dias.
  • Mas sem abrir mão da segurança e da redução de custos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *