Transformação Digital

Conheça mais sobre Chief Analytics Officer, responsável em transformar dados em decisões

03/02/2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Chief Analytics Officer tem a missão de adotar estratégias baseadas em dados para fomentar uma empresa orientada para análise de dados.

A transformação digital tem impulsionado a criação de novos cargos de nível C, entre eles o de Chief Analytics Officer (CAO). Uma pessoa nesta posição de nível sênior deve chefiar as operações de análise de dados de uma empresa.

O objetivo é conseguir transformar os dados em valor de negócios, impulsionando estrategicamente mudanças na organização a partir dos insights extraídos das informações que esses dados geram.

Mas, quais atribuições e responsabilidades do CAO?

Abaixo, o Mundo + Tech destrincha um pouco mais desse perfil que tem estado cada vez mais presente nas organizações.

As funções e responsabilidades de um Chief Analytics Officer

Uma pessoa no cargo de Chief Analytics Officer irá supervisionar a coleta de dados da organização e como eles são usados. Assim, ela poderá dar suporte ao time para criar ferramentas analíticas e modelos de inteligência de negócios.

Vale destacar que o CAO atua em cooperação com o CIO para estabelecer a infraestrutura necessária de análise dos dados. Além disso, é responsável também pelas estruturas de governança e gerenciamento de dados e de data warehouses*.

*Nota da redação:
Data warehouse é o armazenamento eletrônico de uma grande quantidade de dados por uma organização. Ele é projetado para executar consultas e análises em dados históricos derivados de fontes transacionais para fins de BI e mineração de dados.

Já as principais responsabilidades deste C-Level podem ser resumidas em três pontos:

– Supervisão das demandas de análise de dados. Ou seja, envolve a definição de prioridades estratégicas para o negócio, além da identificação de novas oportunidades de negócios baseados em dados.

Colaboração com outros C-Levels para conduzir a jornada de transformação dos negócios a partir de insights gerados com os dados. Essa cooperação entre as áreas de negócios e de TI é importante para, além de gerar valor, ter transparência nos resultados.

Construção de recursos de análise para definir e conduzir os projetos de analytics e BI. Isso inclui avaliar a qualidade dos dados e dos recursos analíticos, desenvolver uma estratégia analítica e atuar em parceria com a TI para criar uma infraestrutura e um roteiro de desenvolvimento de um projeto.

CAO x Chief Data Officer

Apesar de serem dois cargos parecidos, o Chief Analytics Officer é um perfil intercambiável com o Chief Data Officer (CDO). Por sinal, se você quer saber mais sobre CDO, leia nosso artigo sobre a profissão aqui.

O que seria intercambiável? São cargos que podem transitar entre si, porém muitos especialistas acreditam que existam uma separação dos dois. Enquanto o CDO é focado mais no gerenciamento de dados, o CAO conduz a análise dos dados.

Seria como um CDO estar mais integrado às tecnologias que vão extrair os dados, enquanto o CAO tem um perfil mais de negócios — apesar de ter conhecimento em tecnologia — sabendo gerar receitas a partir da interpretação que as ferramentas trazem a partir dos dados inseridos.

Ainda existe outra diferença sutil: o Chief Analytics Officer consegue transformar os dados em benefícios mensuráveis para os negócios.

Por outro lado, a consultoria Gartner acredita que, mesmo que organizações tenham um CDO e um CAO, lá na frente esses cargos serão fundidos sob o nome de Chief Data Officer.

Entretanto, independentemente das diferenças entre esses cargos, uma pesquisa da NewVantagePartners mostra que o CAO ainda é uma profissão recente, em que 72% das empresas entrevistadas afirmam que a função continua indefinida internamente.

Principais destaques desta matéria

  • Chief Analytics Officer (CAO) é uma pessoa que vai transformar dados em decisões.
  • Cargo C-Level vez ou outra é confundido com o Chief Data Officer.

Saiba mais um pouco das funções e responsabilidades que um CAO tem em uma empresa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER