20/07/2020
Projeto prevê instalação de lâmpadas LED e sensores de IoT para modernizar a iluminação pública, possibilitando melhor gestão dos custos
A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou um projeto de modernização para se aproximar do conceito de cidade inteligente. Com o investimento inicial de R$ 1,4 bilhão, a iniciativa vai focar na iluminação pública do munícipio. As informações são dos sites Mobile Time e Valor Econômico.
Nos próximos dois anos, a iluminação pública passará por uma transformação. A expectativa é que 500 mil luminárias de vapor de sódio sejam trocadas por modelos de LED. Além disso, 70% dessas lâmpadas deverão ser integradas a sensores de IoT, possibilitando uma telegestão.
O nome é autoexplicativo, mas telegestão é a possibilidade de tomar decisões, de forma remota, sobre um determinado ambiente. É um conceito intimamente ligado à Internet das Coisas e às cidades inteligentes.
Isso vai permitir maior controle das lâmpadas inteligentes, uma vez que o sistema de iluminação vai reunir informações como:
Com essas informações reunidas, é possível criar uma estratégia de redução de custos, redução da emissão de carbono, além de promover maior mobilidade urbana e segurança para o cidadão que precisar transitar à noite pela cidade. “Com a substituição das luminárias atuais pelas de LED, a expectativa é que mais de R$ 120 milhões sejam economizados por ano, com a redução nas contas de consumo de energia do município”, explicou ao site da Revista Projeto Rosemary Macedo, secretária municipal de Fazenda do Rio de Janeiro.
Já falamos dos sensores a serem instalados nas luminárias para fornecer informações valiosas para os gestores públicos. Mas ainda existe um outro pilar para o sucesso de um projeto deste porte: a transmissão de todos esses dados.
Sobre a conectividade, três redes de baixo consumo de energia e de longo alcance são consideradas para o projeto:
O projeto de modernização da iluminação pública do Rio prevê também a construção de um Centro de Controle Operacional (COO) para gerir os sistemas de iluminação inteligente e de monitoramento (que falaremos mais no próximo tópico).
Quer saber mais como funciona um ecossistema IoT? No Mundo + Tech você confere um blog post sobre a importância de investir em Internet das Coisas e dois exemplos práticos do conceito. Clique aqui para ler.
A modernização da iluminação pública no Rio de Janeiro teve início no começo de julho, quando o bairro de Madureira recebeu 275 lâmpadas inteligentes. A expectativa agora é a instalação de mais 25 mil luminárias nas próximas semanas e a troca de 34,5 mil postes.
Além da iluminação pública, o projeto contempla outras mudanças na estrutura urbana carioca. Entre elas estão:
“Pensamos em alternativas para que a cidade fique mais iluminada, mais conectada, mais segura e mais econômica”
Rosemary Macedo
A jornada de cidade inteligente do Rio de Janeiro é uma parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura do Rio e o consórcio Smart Luz, vencedor da licitação do projeto. O contrato estabelece que 34 km de orlas, 101 parques e praças, 23 edificações e fachadas históricas e 12 espaços culturais e turísticos, além de esculturas e monumentos, receberão iluminação especial.
MAIS LIDOS