27/12/2019
Business Analytics vai reunir visão de negócios e ciência da computação para trazer novas formas de prever tendências e criar vantagem competitiva.
A maneira como as empresas interpretam os dados está mudando. Por mais que eles sirvam para analisar cenários que vão ajudar a prever tendências, muitas companhias ainda se desafiam a entender e antecipar o futuro. Mas como elas conseguem isso? Com o Business Analytics (BA).
O Business Analytics é um conceito que combina gerenciamento, negócios e ciência da computação. Com uma análise estatística, os profissionais terão insights derivados dos dados para responder perguntas como “por que aconteceu?”, “o que vai acontecer?”, “qual solução?”.
Por isso o conceito trabalha em cima dessa combinação. Essa metodologia exige uma visão de negócios e a expertise em tecnologia para que as ideias vindas dos dados sejam traduzidas em informações fáceis de serem compreendidas pelos executivos.
FIQUE POR DENTRO: 10 previsões de TI para você ficar de olho nos próximos anos
Provavelmente Businnes Intelligence (BI) já é uma realidade na sua empresa. Embora a metodologia também use dados para ajudar os líderes a entenderem sobre um negócio, há algumas diferenças em relação ao BA, como aponta o site Tutano do Trampos.co.
Por exemplo, BA utiliza análise estatística para prever tendências e responde algumas perguntas como:
Essas perguntas serão respondidas porque a metodologia vai utilizar:
Já o BI espera tirar informações relevantes dos dados brutos da sua empresa:
E as respostas para essas perguntas serão respondidas a partir de:
O Business Analytics vai prover uma maneira da sua empresa se planejar para o futuro ao ser usado para modelar tendências a partir de dados de vendas, receitas e outras métricas. Assim você consegue indicadores que vão apoiar a sua decisão em um determinado projeto.
Outros benefícios da metodologia são:
Um exemplo são as redes de fast-food e suas tentativas de diminuir a fila do drive-thru. Muitas começaram a implantar BA nos restaurantes para entender como melhorar a eficiência do estabelecimento, principalmente em horários de pico.
Se a fila fica muito longa, o totem do local começa a destacar os itens que são preparados de forma mais rápida. Assim os consumidores fazem pedidos que são entregues com agilidade. Quando não há fluxo grande, produtos com maior tempo de preparação são exibidos.
Principais destaques dessa matéria:
MAIS LIDOS