Como as metodologias ágeis vão impactar os seus negócios

Como as metodologias ágeis vão impactar os seus negócios?

Empresas têm usado cada vez mais metodologias ágeis para diminuir tempo de entrega dos projetos e garantir resultado assertivo.

A transformação digital exige algumas mudanças no cenário corporativo. Para acompanhar a velocidade com que a inovação acontece, empresas têm apostado em metodologias ágeis. Como mostra o estudo “Antes da TI, a Estratégia de 2019”, da IT Mídia, que ouviu 645 empresas sobre investimentos em métodos ágeis.

Das empresas entrevistadas, 37% já implementaram algum método ágil em seus negócios e deve aumentar o investimento em algum modelo próximos 12 meses. Já 16% implementaram alguma metodologia ágil, enquanto 28% esperam utilizar algum modelo nos próximos meses.

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O que são metodologias ágeis

As metodologias ágeis foram desenvolvidas para resolver alguns diagnósticos identificados nos projetos de empresas de TI:

  • Produção longa e sem prazo de entrega definido;
  • Falha de comunicação entre os times responsáveis pelo projeto;
  • Falha de comunicação entre empresa responsável pelo projeto e cliente.

Isso fez com que outros mercados também olhassem para essa cultura ágil. É o caso, por exemplo, de empresas do varejo que querem investir em omnichannel, em que um projeto longo pode levar a um resultado ineficiente.

Como evitar isso? Com pequenas entregas bem definidas. Assim, a equipe pode identificar possíveis erros e corrigir falhas, com maior flexibilidade para adaptar os projetos, trazendo um resultado final positivo.

As vantagens das metodologias ágeis

A cultura da empresa pode ser uma barreira para o investimento em metodologias ágeis. Por isso, esse modelo não deve ser imposto pelo líder, mas ser um trabalho multidisciplinar entre todos os setores.

Quando todos estão envolvidos na construção de uma cultura ágil, a empresa identifica os benefícios de trazer essas metodologias aos negócios. As vantagens são:

  • Entregas mais assertivas;
  • Economia de recursos da empresa;
  • Identificação de riscos e redução de erros;
  • Resultado final entregue com qualidade;
  • Agilidade na execução do projeto;
  • Eficiência na entrega do projeto;
  • Alinhamento entre time e clientes;
  • Diálogo aberto para novas ideias e possíveis soluções às dores dos clientes.

Quais são as metodologias ágeis disponíveis?

Existem várias metodologias ágeis que as empresas podem adotar em seus projetos. Não há um método certo e a companhia deve considerar o mais adequado de acordo com a sua cultura e as dores dos clientes.

Confira as metodologias ágeis mais utilizadas nas empresas:

Scrum

O Scrum é uma das metodologias ágeis mais comuns porque pode servir como um modelo híbrido, ou seja, pode ser integrado a outros métodos ágeis. O Scrum funciona com backlog e sprints:

  • Backlog: é quando um colaborador (geralmente chamado de Dono de Produto) lista as funcionalidades que um produto deve ter com base nos interesses do usuário final ou cliente. Com essas funcionalidades definidas, uma lista de prioridades é organizada e elas são distribuídas para o Scrum Team.
  • Sprints: com as tarefas distribuídas, os colaboradores desenvolvem essas demandas em determinado intervalo de tempo: geralmente não mais que quatro semanas. O Sprint é nada mais que uma reunião, ao fim de cada intervalo, para revisar as tarefas já iniciadas. É quando o time avalia se é preciso revisar, adaptar ou refazer alguns processos. Quando finalizado um sprint, a equipe continua a desenvolver o próximo item da lista de prioridades até que o produto esteja completamente desenvolvido.

Lean

O Lean é um método ágil focado em reduzir custos e complexidades das entregas, ao mesmo tempo em que é preciso melhorá-las, aumentar a produtividade do time e compartilhar informações dos projetos.

Por isso, muitas empresas trabalham com um Produto Mínimo Variável (MVP, em inglês) desses projetos. O MVP é uma versão simples e funcional do produto, mas que permite ao time testar e validar as ideias antes de colocá-lo no mercado.

Kanban

É uma das metodologias ágeis mais simples e envolve a criação de uma checklist. O método consiste em criar três colunas em um quadro (branco ou virtual). Elas são organizadas como:

  • To Do (A fazer): lista de todas as tarefas que deverão ser feitas em um projeto ou em um intervalo de tempo;
  • Doing (Fazendo): quais as demandas estão em andamento e quais colaboradores estão responsáveis por cada uma delas;
  • Done (Feito): coluna para inserir as demandas que foram entregues, finalizadas e validades pelo time.

Smart

É um método ágil que foca em objetivos mais reais e atingíveis para os negócios de uma empresa. Cada letra da palavra Smart representa um princípio da metodologia:

  • S (Specific): a meta deve ser definida de forma clara e específica, sem deixar margem para interpretações dúbias ou equivocadas, para evitar erros.
  • M (Measurable): com a meta definida, é hora de estabelecer objetivos específicos e números para comprovar que ela é mensurável e quantificável.
  • A (Attainable): os objetivos definidos devem ser, ao mesmo tempo, desafiadores e alcançáveis, considerando o cronograma do projeto e as condições da empresa.
  • R (Relevant): o projeto deve ter uma meta que gere impacto para a empresa.
  • T (Time-related): é preciso estabelecer um prazo máximo do projeto para mensurar se as metas foram atingidas ou não.

Qual a metodologia ágil indicada para a minha empresa?

As metodologias ágeis devem ser integradas ao cotidiano de todas as equipes, e não vistas como uma obrigação por elas. Quando há um trabalho conjunto entre líderes e colaboradoras na adoção de uma cultura ágil, a empresa entrega valor ao colocar o cliente como foco.

Por isso, a empresa deve avaliar qual metodologia se integra melhor à cultura da empresa – uma publicação da IT Forum mosta que esse é o grande desafio na implementação de métodos ágeis. Ultrapassando esse obstáculo, a empresa tem mais chances de alcançar resultados positivos.

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