24/07/2019
CIO, CDO e CTO são algumas posições fundamentais para a transformação digital nas empresas. Saiba a diferença entre esses cargos.
Principais destaques:
CIO, CDO e CTO são profissionais seniores que possuem capacidade de liderança, expertise em negócios e influência para garantir o alinhamento das estratégias e operações da empresa com os planos e políticas dela.
O artigo “The New Path To the C-Level”, do site Harvard Business Review, aponta algumas características que as empresas devem considerar na hora de procurar um executivo que irá para essas posições:
Mas há diferenças entre esses cargos? Sim!
Com a transformação digital, as empresas precisam encontrar profissionais que entendam a importância da tecnologia dentro de uma organização e que consigam gerenciar os processos tecnológicos e pessoas.
São cargos que exigem perfis diferentes e têm demandas específicas, como aponta um artigo do site Computer World.
É quem vai liderar a transformação do modelo de negócio de uma empresa para uma estrutura mais ágil. Uma de suas demandas é extrair o máximo de valor comercial com as tecnologias que serão utilizadas para aprimorar os processos internos.
Geralmente o CIO está inserido em empresas tradicionais e que estão nos estágios iniciais da transformação digital, em que utilizam tecnologia em alguns processos, mas ainda estão criando estratégias para implementar metodologias ágeis.
O CDO é uma posição geralmente presente em empresas tradicionais, mas que já estão com o projeto de transformação digital engatinhado. Esses executivos criam estratégias baseadas em marketing digital e relacionamento para impulsionar os negócios.
Entre as demandas deste profissional estão o desenvolvimento de novos canais da empresa e também o de novas frentes tecnológicas. Como o CDO transita entre a área de negócios e a de tecnologia, é um executivo que possui voz nas decisões de negócio de uma companhia.
O CTO é um cargo presente em empresas que já nasceram digitais e tem como missão manter a continuidade e excelência do principal produto da companhia, seja aprimorando as funcionalidades ou evoluindo a solução.
Esse executivo é como um “arquiteto”, com visão técnica e conhecimento em desenvolvimento e engenharia de software e que vai utilizar tecnologia e seus meios para aprimorar os produtos e serviços ofertados pelas empresas.
Um cargo C-Level exige muita capacitação e visão ampla do negócio já que esses executivos irão tomar decisões que podem influenciar os negócios e times de uma empresa.
A transformação digital trouxe um ambiente corporativo dinâmico e ágil e, com isso, exige desses profissionais mais tempo e energia nas diversas áreas de uma companhia.
Isso fez surgir várias posições C-Level nas empresas: COO, CMO e CFO. Confira um resumo desses e de outros cargos de liderança que engajam a transformação digital das organizações.
As variações de cargos C-Level são muitas. Mas isso não significa que a empresa precise ter todas essas posições para se transformar digitalmente. Elas vão abrindo de acordo com as estratégias e demandas de inovação.
Para os profissionais que querem seguir esta carreira, é preciso ter em mente que o networking e consultoria especializada são um caminho para ficar no radar de organizações que têm, em seu core, tecnologia e inovação.
Leia também:
Customer Service: 3 prioridades para você garantir uma boa experiência do cliente
O que mais o Facebook terá de fazer além de pagar a multa de US$ 5 bilhões
CIAB 2019: Conheça 5 casos do uso de analytics em IoT nos negócios
As barreiras para a transformação digital de uma empresa (e como superá-las)
MAIS LIDOS