Transformação Digital

Chief Data Officer: a importância, as responsabilidades e as competências deste profissional

07/10/2020

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Chief Data Officer será o responsável em desenvolver uma estratégia para criar valor comercial a partir de dados de uma empresa.

Dados são um de vários facilitadores que impulsionam a transformação digital. Essa jornada de inovação, que é noticiada há anos, possibilitou também o surgimento de novas profissões. Entre elas, está a Chief Data Officer (CDO) ou diretor/a de dados.

O cargo parece ter sido criado recentemente. Mas, na verdade, o primeiro CDO foi nomeado em 2002 pela Capital One, instituição financeira norte-americana. Quase duas décadas depois, muitas organizações já entendem a necessidade de ter esse perfil de liderança internamente.

De acordo com a pesquisa Big Data Executive Survey 2020 da NewVantage Partners, consultoria de Big Data e estratégia de negócios, 57,3% das 72 companhias entrevistadas nomearam um diretor de dados em 2020.

Sobre os principais motivos em ter uma pessoa líder em dados dentro de uma organização em 2020, 54,6¨% contratam um executivo para traçar estratégias que gerem receita. Já 45,4% para suprir as demandas regulatórias e de compliance.

Como destaca a NewVantage Partners, trazer um CDO com foco em receita para dentro de casa mostra um movimento das empresas em querer inovar. Apesar disso, apenas 27,90% delas conseguiram estabelecer a função, enquanto 49,10% ainda caminham para esse sucesso.

Outro ponto é que, embora as companhias apresentem essa tendência ofensiva de querer inovar com os dados, a responsabilidade do CDO em gerar receitas ainda é baixa (12,3%), sugerindo que a monetização de dados ainda não está totalmente planejada dentro de uma empresa.

FIQUE POR DENTRO: Monetização de dados: sua empresa está pronta?

Com a necessidade de ter alguém que consiga interpretar os dados para auxiliar na tomada de decisão que gere valor, a sua empresa já considerou contratar um Chief Data Officer?

A importância de um Chief Data Officer (CDO)

Muitas companhias podem ficar um pouco confusas quanto ao que faz um ou uma Chief Data Officer. Para 72,1% das empresas que participaram da pesquisa da NewVantage Partners, as funções do cargo ainda são incertas.

Antes de explicarmos as responsabilidades de um diretor de dados, vale destacar: o título é abreviado como CDO, o que pode causar confusão com outro cargo que usa as mesmas iniciais, o Chief Digital Officer (saiba mais sobre esse perfil executivo aqui).

Na explicação de Minda Zetlin, colaboradora do site CIO.com, o CDO precisa ter conhecimento em análise de dados, assim como em inteligência de negócios.

A escritora conversa ainda sobre a profissão com Caroline Carruthers, diretora da consultoria Carruthers and Jackson e coautora do livro The Chief Data Officer’s Playbook e Data-Driven Business Transformation: How to Disrupt, Innovate and Stay Ahead of the Competition.

Para Caroline, o CDO é “uma pessoa sênior com foco nos negócios, que entende a estratégia e a direção dos negócios, mas seu foco é como sustentar isso com dados”. Ela ainda usa a analogia do balde de água para explicar a diferença deste cargo com o de Chief Information Officer (CIO).

“A diferença entre os dois é bastante clara. O CIO é responsável pelo balde. Eles são responsáveis ​​por garantir que o balde seja do tamanho certo, que não haja buracos nele, que seja seguro e que esteja no lugar certo. O CDO é responsável pelo fluido que vai no balde, sai dele, e vai para o lugar certo, e que é da qualidade certa e do “material” certo para começar [uma estratégia de inovação]. Nem o balde e nem o líquido funcionam sem o outro.”

Quais são as responsabilidades do CDO?

Embora as funções de um Chief Data Officer transitem entre os títulos de CIO e de Chief Digital Officer, há algumas distinções. De acordo com a consultoria IDC, no relatório “Chief Data Officers: The New Business Leaders, as responsabilidades do cargo são:

– Governança
Aconselhar, monitorar e administrar os dados de uma organização.

– Operações:
Habilitar a usabilidade, disponibilidade e eficiência dos dados.

– Inovação
Impulsionar a transformação digital, abrindo portas para a redução de custos e geração de receita.

– Análise
Analisar relatórios sobre produtos, clientes, operações e mercados.

Com essas funções, uma das grandes dúvidas é: para quem esse líder reporta? De 2018 a 2020, houve uma inversão dessa dinâmica dentro das organizações entrevistadas pela NewVantage Partners.

Em 2018, o CDO era integrante da diretoria em 50% das empresas. Já em 2020, esse total caiu para 37,9%. Enquanto isso, esses executivos passaram a se reportar em 50,7% das companhias este ano, contra 37,1% em 2018.

Porém, Carruthers acredita que o Chief Data Officer não deve se reportar ao CIO. “Para mim, o CIO e o CDO deveriam estar trabalhando lado a lado. na mão como uma parceria, e uma parceria não funciona quando um parceiro trabalha para o outro parceiro.”

O que é preciso para ser um diretor de dados?

Assim como toda profissão, o Chief Data Officer também tem a sua listinha de habilidades e competências. Mas, para 49% das empresas ouvidas pela NewVantage Partners, um CDO de sucesso deve ser um agente de mudança com novas perspectivas. Porém, trazido de fora dessas organizações.

Já para 16%, um diretor de dados bem-sucedido deve ser um veterano da companhia, que já entende a cultura e história da organização. Atualmente, maior parte das 72 empresas acham que um perfil de negócio faz mais sentido ao cargo que um perfil analítico.

Contudo, o sucesso do cargo será mais dependente da expectativa das empresas que do próprio CDO, defende Guy Gomis, sócio da BrainWorks, empresa de recrutamento, em entrevista a Zetlin. “Há uma tremenda rotatividade nos últimos três anos”, disse.

O problema, segundo Gomis, é que muitas empresas acham que vão resolver os problemas ao contratar um diretor de dados. “Na verdade, você está apenas começando a resolver o problema – as decisões difíceis [após o CDO mapear toda uma companhia] ainda estão por vir.”

Principais destaques desta matéria

  • Chief Data Officer (CDO) é um líder que vai analisar os dados de uma empresa para gerar decisões de valor.
  • Pesquisa da NewVantage Partners aponta que muitas companhias nomearam um diretor de dados em 2020.
  • Geralmente esses executivos são contratados para impulsionar a inovação ou organizar as demandas regulatórias e de compliance.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *