Transformação Digital

Agile Development Center (ADC): reduza custos, aumente a produtividade e otimize o atendimento!

13/08/2020

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Saiba como os benefícios do Agile Development Center (ADC) podem levar a sua empresa ao próximo nível.

Ser digital é se reinventar constantemente para atender as expectativas dos usuários – sejam eles os próprios colaboradores ou clientes. Em um mundo que pede velocidade, um Agile Development Center (ADC) fará toda a diferença para sua empresa.

Pare e pense: quanto tempo seu time de TI precisou para desenvolver um sistema ou aplicação, testá-los e deixá-los disponíveis on-line? Com certeza não foi uma tarefa rápida, já que os profissionais provavelmente tinham outras demandas do dia a dia.

Adicione a isso um pouco mais de tempo se o modelo cascata (entenda mais sobre ele aqui) é predominante na sua empresa. Nessa prática, os clientes só têm uma visão do que é a solução nas etapas finais de desenvolvimento.

No entanto, o cenário atual exigiu das empresas mudanças de estratégias em que produtos foram criados em poucos dias, soluções foram atualizadas com novos recursos ou até mesmo algumas ferramentas foram descontinuadas.

As organizações que conseguiram virar essa chave rapidamente se apoiaram na metodologia ágil, conceito que vai absorver essas mudanças e reagir a elas em um espaço curto de tempo.

Até porque, qualquer alteração na estrutura de uma empresa reflete nas atividades operacionais, na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, na experiência do cliente.

Então, como garantir agilidade em meio aos desafios da transformação digital? Neste blog post, você descobre mais como um Agile Development Center estará alinhado aos seus negócios.

O que é um Agile Development Center(ADC)?

Agile Development Center (ADC) é um centro de desenvolvimento ágil que, aliado às necessidades de uma empresa, cria os mais diversos tipos de soluções obedecendo às regras da metodologia ágil.

Contudo, antes de aprofundarmos nas características de um centro, vamos explicar sobre o conceito Ágil, modelo adotado pelo ADC da Embratel.

A metodologia possui características específicas (vamos explicar nos próximos tópicos) que priorizam a execução do software. Para isso, é deixada de lado a documentação extensiva de um projeto para focar na comunicação entre os times e clientes.

Vale destacar que a metodologia ágil sempre é associada ao desenvolvimento de sistemas, mas ela pode ser aplicada em outras áreas da empresa além do setor de TI.

Com o conceito Ágil explicado, o ADC terá um time de especialista para identificar as necessidades de uma empresa e encontrar a solução mais inovadora para que ela consiga acompanhar as mudanças do mercado.

Precisa desenvolver um sistema de ponto eletrônico para os funcionários? Ou uma ferramenta de Inteligência Artificial para prover uma melhorar a experiência do cliente? O céu é o limite em um centro de desenvolvimento ágil.

E a explicação para isso é porque um ADC não possui soluções de prateleiras, mas sim projetos desenvolvidos do zero e de forma customizada e personalizada de acordo com o que sua empresa precisa.

Conheça as vantagens de um centro de desenvolvimento ágil

Transformação digital é mais que a adoção de tecnologia. É responder rapidamente às mudanças do mercado.

Vamos supor que você deseja otimizar o atendimento, mas não consegue saber o perfil de quem é o seu cliente.

No trabalho em conjunto com o time do Agile Development Center, é possível criar uma ferramenta baseada em Machine Learning em poucos dias para usar a base de dados para traçar possíveis personas, possibilitando uma estratégia assertiva.

Esse tipo de entrega é uma das vantagens de buscar um centro de desenvolvimento ágil para fomentar os negócios. Além disso, é possível também ter:

  • Qualidade: a metodologia ágil é a base de um ADC, assim, uma solução será testada em todas as etapas até o momento da entrega.
  • Segurança: todos as pessoas envolvidas no projeto estão constantemente em comunicação e fornecendo feedbacks em todas as etapas. Isso permite atualizar e definir as etapas, assim como reduzir falhas após a entrega da solução.
  • Economia: os especialistas do ADC da Embratel estarão sempre alinhados com a expectativa do cliente, reduzindo o custo com a mão de obra.
  • Agilidade: a metodologia ágil vai permitir que, em cada etapa, as equipes consigam realizar alterações, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a produtividade.

Por que a metodologia ágil é importante para a transformação digital

Metodologia ágil é priorizar as interações entre pessoas. Quanto mais os times estiverem integrados e em sintonia, maior a chance de uma solução ser desenvolvida com sucesso.

Tudo bem que o conceito ainda pode ser novidade para muitas empresas. Por isso, a Embratel conta com um squad para ajudá-las a entender como a metodologia vai permitir o desenvolvimento de sistemas e entregá-los no momento mais adequado.

Lembra das características específicas do conceito Ágil que citamos no início do texto? Ao contratar o time do ADC da Embratel, seu projeto será desenvolvido em cima de um framework ágil que deve ser seguido à risca.

Um exemplo: digamos que você queira melhorar a produtividade de colaborador embarcando um assistente virtual em determinado sistema. Porém, você não sabe como iniciar esse projeto.Nesse momento, o framework ágil dará vida a essa solução, porque ele é baseado em quatro características:

1. Fundamentos

É quando o squad da Embratel entra em contato direto com sua empresa e seus colaboradores, para entender as necessidades e definir o tipo de software que será entregue. Nesse caso, o assistente virtual.

2. Sprints

É a definição do cronograma de um projeto, com um tempo de duas a quatro semanas para ser entregue.

3. Squad

Equipe que envolve de três a nove pessoas e conta com um Product Owner para gerenciar o backlog do assistente virtual (lista de funcionalidades que um cliente deseja que a solução tenha) e um Scrum Master, responsável em garantir que o time siga os princípios e valores do framework ágil.

4. Ritos

Ritos são as reuniões que acontecem dentro dos sprints. São quatro:

  • Planning: definição de como cada backlog do assistente virtual será desenvolvido.
  • Daily: encontro de 15 minutos para deixar todos os envolvidos no projeto alinhados.
  • Review: é o momento em que as funcionalidades do assistente virtual serão apresentadas ao cliente e ele dará os feedbacks necessários.
  • Retrospectiva: o time fará uma avaliação dos pontos positivos e dos pontos que podem ser aprimorados nos próximos projetos.

Descubra mais sobre o desenvolvimento ágil nesta entrevista com Valesca Garcez, gerente da Fábrica de Software e Inteligência Artificial da Embratel. Leia aqui.

Seja ágil com o ADC da Embratel

O Agile Development Center da Embratel vai possibilitar a sua empresa experimentar e adequar qualquer solução em desenvolvimento para impulsionar a transformação digital do seu negócio.

Tudo isso de maneira rápida e eficaz, trazendo resultados reais para a sua empresa. Com o time de especialistas da Embratel, sua empresa sempre estará um passo à frente da inovação e adaptada às mudanças do mercado.

Quer saber como a Embratel trabalha com a metodologia ágil para garantir eficácia e soluções que estarão alinhadas ao seu negócio? Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.

Repassando o que vimos neste post

  • Agile Development Center (ADC) é um centro de desenvolvimento ágil para entregar soluções em um curto espaço de tempo.
  • Centro se apoia na metodologia ágil para o desenvolvimento de sistemas customizados e personalizados de acordo com a demanda da empresa.
  • Saiba como especialistas da Embratel vão te ajudar a inovar na jornada de transformação digital.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *