Transformação Digital

5 metas que gerentes de projetos podem priorizar em 2021

01/02/2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

2020 trouxe muitas incertezas aos gerentes de projeto. Saiba no que focar para ter uma jornada de sucesso neste ano

Os gerentes de projeto provavelmente terão um 2021 mais desafiador do que o ano que passou. Um dos motivos é que a pandemia trouxe algo que ficará ainda por um bom tempo nas empresas: a incerteza — seja ela local, regional ou global.

Embora a principal responsabilidade desses profissionais seja a de entregar os projetos dentro de um prazo e orçamento específicos, a pandemia acabou por impactar os objetivos e trouxe uma nova realidade.

LEIA MAIS: 4 tendências em alta e 4 em baixa no gerenciamento de projetos de TI

Neste cenário, o site CIO.com mostra algumas metas que gerentes de projeto podem se concentrar para garantir o sucesso dos projetos. Confira.

1. Reconhecendo a realidade

Um dos desafios no cenário atual é a capacidade de permanecer ágil e adaptável. Assim, a consultoria KPMG destaca que “reação”, “resiliência”, “recuperação” e “reconhecimento à nova realidade” devem ser os novos objetivos dos gerentes de projeto.

A KPGM define esses objetivos como:

– Reação
Os gerentes de projeto devem abordar os desafios iminentes e garantir a clareza sobre o gerenciamento do projeto e as funções e responsabilidades das partes interessadas.

– Resiliência
Os PMOs devem trabalhar para restaurar as iniciativas interrompidas e adotar um modelo de entrega mais sustentável.

– Recuperação
Esses profissionais precisam adaptar projetos e portfólios para alinhá-los aos modelos de negócios emergentes.

– Reconhecimento da nova realidade
Gerentes de projetos devem criar opções estratégicas e um cenário para entregar um projeto que consiga crescer também a longo prazo.

2. As iniciativas de alto impacto e visibilidade devem ser executadas

Um relatório da PwC mostrou que a prioridade mudou após a COVID-19. Para os CEOs entrevistados, a atenção está voltada para:

  • Trabalho remoto.
  • Automação.
  • Segurança da cadeia de suprimentos.
  • Adaptação da experiência do cliente.
  • Mudanças climáticas.

Os modelos de negócios, acreditam 61% dos CEOs ouvidos, serão mais digitais no futuro — uma mudança causada em grande parte por causa da pandemia. Por isso, o tempo gasto em projetos isolados ou sem valor agregado podem desperdiçar os recursos de uma empresa.

Nessa questão, o papel do gerente de projetos é ter uma compreensão clara do cenário para entender oportunidades mais desejáveis e alinhadas à direção estratégica de uma organização.

3. É preciso se adaptar ao trabalho remoto

Com muitos colaboradores ainda trabalhando de forma remota, a contratação, o treinamento e o gerenciamento da equipe se tornaram mais difíceis como um todo. Isso se torna um desafio complexo na hora de buscar um gerente de projeto com boa mentalidade estratégica.

Em um momento pós-pandemia, será preciso buscar profissionais que tenham ideias para aumentar a automação, identificar lacunas da cadeia de suprimentos e melhorar a experiência do cliente.

Prestar atenção em gerentes com essa visão aumenta a probabilidade de conseguir tocar projetos de alto impacto e visibilidade. Esses líderes precisarão ter as habilidades necessárias para direcionar os esforços no sentido de criar e manter a adesão dos integrantes dos projetos durante a incerteza que a pandemia trouxe.

Ter essa posição ajuda a empresa a entender o impacto das mudanças nos projetos e portfólios e como melhor agregar valor aos investimentos limitados de negócios.

4. Alinhamento aos objetivos estratégicos

É preciso transparência entre os gerentes de projetos e outros líderes para colocar os objetivos estratégicos de crescimento de volta aos trilhos. Ainda mais depois que a pandemia fez esses objetivos mudarem repentinamente.

Os gerentes de projeto terão o desafio de envolver outros colaboradores para identificar as mudanças, desenvolver novos processos, além de documentar e comunicar as mudanças para as partes interessadas em um tempo hábil.

Dessa forma, quando surgem problemas e as equipes são desviadas, os gerentes de projeto podem comunicar com eficácia o que mudou e o que precisa ser feito para lidar com o impacto. Isso garante que os esforços da equipe sejam direcionados para o cumprimento de metas mutáveis ​​e ajuda a pavimentar o caminho para o sucesso.

5. Relate o que importa

Muitas empresas utilizam KPIs para medirem o sucesso de um projeto e isso vai ser ainda mais necessário daqui para frente. Com esses indicadores, as equipes de projeto podem identificar se o progresso está de acordo com os objetivos acordados.

Independentemente se for usado um KPI quantitativo ou qualitativo, o gerente de projeto tem a missão de relatar periodicamente o progresso aos financiadores e os interessados.

Ter essa mentalidade vai ajudar a todos terem melhor visibilidade do desempenho dos projetos — em especial as partes interessadas.

Principais destaques desta matéria

  • Gerentes de projetos foram cercados por incertezas trazidas pela pandemia.
  • Em 2021, garantir o sucesso de um projeto será desafiador.
  • Confira 5 metas que podem ajudar a atingir os objetivos de um projeto dentro da empresa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER