Transformação Digital

4 tendências de transformação digital que sua empresa pode adotar em 2020

30/12/2019

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Transformar a experiência dos clientes e colaboradores e fomentar inovação são alguns desafios para as empresas em 2020.

Com 2020 se aproximando, empresas não podem mais definir a transformação digital como meio de aumentar eficiência e reduzir custos. O motivo?

Segundo a Forrester Research, empresa de pesquisa de mercado, empresas que olham somente para eficiência e custo tendem a falhar em diversos projetos por não acompanhar o cenário mais recente de inovação. Já as companhias que tentam se adaptar às mudanças investem com sucesso em:

  • Transformar as experiências de clientes e dos colaboradores;
  • Alavancar a inovação, mas sem se tornar escravas da tecnologia;
  • Aproveitar os ecossistemas de inovação para crescer.

Tanto que uma das previsões da consultoria é que incerteza é igual a uma oportunidade para os CIOs.

FIQUE POR DENTRO: Conheça as tendências de tecnologia para o governo em 2020

Com base nesses três pilares, o site CIO compilou quatro estratégias a que os CIOs devem prestar atenção para próximo ano. Confira:

1. Ciência de Dados e Analytics
Ter uma estratégia de dados vai continuar a ser uma prioridade para os CIOs. Muitos ainda enxergam essa iniciativa como parte da transformação digital da companhia. Isso vai criar a necessidade de contratação de tradutores de dados que consigam contextualizar os dados, extrair valor deles e transformá-los em negócios.

2. Inteligência Artificial e Machine Learning
As companhias vão adotar essas duas tecnologias emergentes para criar estratégias mais assertivas, tanto para os colaboradores quanto consumidores. Para o próximo ano, é esperado que Inteligência Artificial e Machine Learning potencializem o omnichannel nas empresas, em que funcionários e usuários contarão com assistentes inteligentes, via texto e voz, em qualquer ponto de contato.

3. Cloud
Empresas já entendem a importância da computação em nuvem para os negócios. Agora, elas esperam migrar ainda mais sua infraestrutura para um ambiente cloud para inovar e manter a competitividade no mercado em que elas atuam. Em 2020, a expectativa é que elas usem a nuvem para automatizar alguns processos com Inteligência Artificial e Machine Learning e melhorar a produtividade e satisfação dos colaboradores. Por outro lado, a tecnologia em nuvem será utilizada para monitorar comportamento dos usuários para realizar ativações e campanhas de marketing, assim como diagnosticar problemas nas operações e resolvê-los antes que cheguem ao usuário final.

4. RPA
Empresas esperam usar Robotic Process Automation (RPA) para automatizar tarefas repetitivas que, de alguma forma, atrapalhem a produtividade dos colaboradores. A ideia é que o usuário final e clientes sejam autossuficientes para resolver demandas básicas enquanto os funcionários são treinados para tarefas mais complexas com metodologias ágeis.

Principais destaques desta matéria:

  • Empresas devem apostar em incertezas para inovar, aponta a consultoria Forrester Research;
  • Segundo consultoria, focar somente em eficiência e custo pode não trazer mais resultados;
  • Confira quatro tendências de transformação digital que empresas podem adotar em 2020.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *