Transformação Digital

3 dicas para garantir o sucesso da transformação digital da sua empresa

18/09/2019

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Pesquisa da Wipro revela que, embora ainda haja barreiras, empresas do Brasil estão mais otimistas com os projetos de transformação digital.

Executivos C-Level estão mais confiantes com os projetos de transformação digital de suas empresas: 76% estão otimistas com as estratégias adotadas para acompanhar essa tendência. A afirmação é do relatório Digital Transformation Survey 2019, da Wipro, consultoria de TI.

A pesquisa entrevistou 1.400 líderes no mundo inteiro, sendo 200 no Brasil. O estudo mostrou que as empresas brasileiras entendem a necessidade da jornada de inovação: elas têm uma média de 6.08 programas nessa área. Nos últimos cinco anos, 47% dos entrevistados investiram em um a cinco projetos de transformação digital. Já 44% trabalharam em seis a 10 projetos, enquanto só 8% tiveram de 11 a 15 projetos nesse período.

Um destaque da pesquisa é que a maior parte dos entrevistados concorda que, mesmo se a empresa está para trás na jornada de transformação, ela é capaz de acompanhar a concorrência a longo prazo (84%). Esse dado reforça outro: dos 200 líderes brasileiros, 92% estão alinhados com o significado de transformação digital. As ambições deles estão focadas em:

  • Impulsionar o crescimento da receita (26%)
  • Ser mais ágil e acompanhar o mercado (16%)
  • Reduzir os custos (11%)
  • Entrar em novos segmentos (10%)
  • Modernizar a TI (8%)

Quanto ao retorno do investimento (ROI), a maioria das empresas vê esse resultado após 12 meses. O retorno comercial mensurável da transformação digital em menos de seis meses foi observado por 29% dos entrevistados, de seis a doze meses por 38% deles; e de um a três anos por 31% dos líderes.

Os desafios da transformação digital nas empresas brasileiras

O estudo também mostrou que as empresas encaram o fator humano (a dificuldade em encontrar profissionais capacitados) como uma barreira para garantir o sucesso no investimento em transformação digital, mas que alguns pontos podem ser trabalhados:

  • As expectativas da empresa: 54% dos entrevistados mencionaram o “patrocínio inconsistente da liderança sênior”. O CEO deve ser o líder da transformação digital e ter como foco o crescimento da companhia a partir da disrupção dos negócios. Assim, esse executivo vai conseguir trazer o resultado desejado ao se aproximar de outros C-Level e setores da empresa.
  • Alinhamento com a equipe executiva: 55% dos participantes da pesquisa indicaram a necessidade de um melhor alinhamento com as partes interessadas do negócio. Além do CEO, outros executivos devem estar engajados na estratégia digital para discutir investimentos e como a inovação vai impactar os negócios.
  • Olhar para os colaboradores: 56% destacaram o fato de não conseguirem treinar as equipes para mudar a tecnologia já utilizada nos processos da empresa ou usar tecnologias, métodos ou processos novos. Mas esse cenário é diferente quando a empresa engaja seus funcionários sobre a transformação digital ao abrir um diálogo com eles, facilitando a interação com essas inovações.

FIQUE POR DENTRO: Por que sua empresa deve investir em inovação?

3 dicas para ajudar sua empresa na jornada digital

Abraçar a transformação digital é criar uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, impulsionar os investimentos para crescer nos negócios. Mas essa jornada não é somente do CEO. Para ter sucesso em um projeto, ele pode considerar:

1. Criar uma estratégia digital
Isso pode ser feito a partir de reuniões com todas as áreas da empresa para entender de quais melhorias inovadoras elas precisam: quais as dores de cada setor e como a tecnologia pode saná-las? Como isso vai impactar a empresa como um todo? É importante estabelecer o papel de cada responsável em ajudar nessa estratégia e manter uma conversa contínua com os colaboradores (redes sociais internas e outras ações) para engajá-los nessa jornada digital.

2. Desenvolver um projeto disruptivo
A jornada digital causa uma mudança na cultura corporativa. Muitos líderes pensam logo em como extrair dados e em como eles podem gerar valor aos negócios, mas em um projeto de transformação, é preciso ir além. A mudança cultural acontece quando a transformação digital dá os primeiros passos na empresa e é um processo que se inicia de dentro para fora. Ou seja, é ao trazer inovação para os setores que se pode pensar em como a companhia pode impactar os clientes de maneira disruptiva.

3. Procurar fora da empresa a inovação
O ecossistema de inovação é enorme no Brasil e, por mais que a empresa pense que está adiantada na transformação digital, outras já estão impactando o mercado. Startups e empresas como a Embratel já possuem projetos inovadores e acompanhá-las é uma forma de criar relacionamentos, ter um leque maior de ideias e soluções, assim como qualificar profissionais para um ambiente mais digital.

Principais destaques:

  • Líderes brasileiros estão otimistas com projetos de inovação;
  • Pesquisa da Wipro mostra que empresas do Brasil têm média de 6 projetos de transformação;
  • Confira 3 dicas para sua empresa ter sucesso nos investimentos de transformação digital.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *