Segurança

Quer detectar problemas de segurança em tempo real? Conheça o SIEM!

07/01/2021

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Saiba como o SIEM irá proporcionar segurança inteligente em tempo real para a sua empresa.

A análise da segurança em tempo real ainda é um desafio para muitas organizações. Porém, ter os dados vazados não é uma opção para as empresas e, para as que buscam uma postura proativa, o SIEM é a solução ideal para essa estratégia. 

SIEM (lê-se ‘SIM’, com o ‘E’ mudo) é a sigla para Security Information and Event Managment ou Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança

A solução utiliza diversas fontes para agregar dados capazes de identificar desvios fora do padrão e tomar as medidas adequadas para diminuir os riscos de segurança

Por exemplo, se um colaborador, que até então trabalha no modelo remoto, entra de férias e, durante esse período, um login com as credenciais dele é identificado, o SIEM pode gerar um alerta para a equipe de TI e interromper esse acesso. 

Deixar de ter uma postura reativa será praticamente imperativo para as empresas em 2021. Ainda mais quando o ano de 2020 exigiu delas prioridade na segurança da informação devido à pandemia de COVID-19.

Basta observar alguns exemplos de ataques cibernéticos que foram destaques globais ao longo dos últimos meses. 

A SolarWinds, companhia de software de segurança, foi alvo de dois ataques: enquanto o malware Supernova comprometeu os dados dos clientes, a vulnerabilidade Sunburst abriu brechas para possíveis novas invasões. 

Já em novembro de 2020, usuários do Spotify precisaram redefinir a senha de suas contas depois que a plataforma de streaming foi notificada sobre um banco de dados contendo mais de 380 milhões de registros (cerca de 72GB) dos assinantes. 

Esses dois exemplos trazem uma característica em comum: as empresas poderiam evitar os dados vazados. E o SIEM tem papel importante na segurança em tempo real e na prevenção de perda de dados, como vamos mostrar neste artigo.

banner pequeno solução siem embratel

Sua empresa mais inteligente com o SIEM

Os riscos de segurança não vão diminuir em 2021, mesmo as empresas entendendo a necessidade de fomentar estratégias de prevenção de perda de dados em seus processos e operações. 

Segundo a McAfee, US$ 1 trilhão foi perdido para o crime cibernético em 2020. Porém, a expectativa não é positiva para 2021: as empresas continuam com um nível de maturidade abaixo do desejado quando o assunto é segurança dos dados

Aliás, tecnologias de cibersegurança são uma de várias tendências de transformação digital para 2021. Saiba mais sobre clicando aqui.

Por isso o SIEM pode se mostrar um diferencial e se tornar um movimento estratégico na segurança da informação e em tempo real das empresas. Não imagina como? Um uso prático da solução e em que provavelmente você nunca tenha pensado é o das emissoras de cartão de crédito. 

Foi o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI DSS) que impulsionou a adoção do gerenciamento de informações e eventos de segurança em empresas de outras indústrias. 

Essas instituições financeiras utilizam a solução de gerenciamento para, a partir de logs dos clientes e de regras baseadas em estatísticas, entender se uma compra no cartão é fraudulenta, por exemplo. 

Ter essa antecipação de incidentes e uma visão holística de cenários é possível, porque o SIEM é uma solução centralizadora que vai reunir os dados de: 

  • Dispositivos de segurança;
  • Infraestrutura de rede;
  • Sistemas;
  • Aplicações. 

Todos esses dados são logs que, com o uso de Inteligência Artificial, ajudam o SIEM a identificar qualquer sinal de anormalidade. Para a equipe de TI, essa é a possibilidade de gerar alertas e relatórios em tempo mínimo, sem comprometer a segurança dos dados

No próximo tópico, você descobre como, em três passos, o SIEM garante a segurança em tempo real da sua empresa. 

Explicando a solução em três passos

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor desde setembro de 2020 e nenhuma empresa quer correr o risco de sofrer as sanções da legislação, prevista para este ano. 

Abaixo, explicamos em três passos como o SIEM funciona e como a solução pode fazer toda a diferença na prevenção de perda de dados

Etapa 1: a solução é configurada para monitorar em tempo real todos os eventos que acontecem dentro e fora de uma empresa. Tudo isso acessando os dados que vão mostrar tendências de ameaças, de comportamento dos usuários e interações com sistemas e programas do negócio. 

Etapa 2: o SIEM vai realizar todo o gerenciamento desses logs e entregar relatórios de conformidade enquanto continua com o monitoramento em tempo real da segurança da informação de uma empresa. 

Etapa 3: todas essas informações são centralizadas em um dashboard. Quando uma anomalia é identificada, rapidamente a solução emite um alerta e, se ela estiver integrada ao Machine Learning, por exemplo, consegue até apontar a causa. 

Vale destacar que a rápida ação de resposta do líder de TI, ao fazer uso do SIEM, é possível porque a solução é apoiada em duas tecnologias da IBM: a Watson, inteligência cognitiva, e QRadar que, dependendo do escopo contratado, consegue analisar de 1 mil a 15 mil eventos por segundo. 

O SIEM é para a minha empresa?

Gerenciar as informações e os eventos de segurança é necessário para qualquer empresa. Por sorte, o SIEM é a solução ideal para quem deseja:  

  • Detecção de ameaças complexas; 
  • Identificação de atividade maliciosa;
  • Monitoramento de atividade do usuário; 
  • Monitoramento de conformidade (PCI, SOX e etc); 
  • Detecção de fraudes e prevenção de perda de dados
  • Descoberta de redes e ativos. 

Contudo, outras duas vantagens vão ter um impacto bastante positivo nos seus negócios, principalmente no financeiro.  

A primeira é que o SIEM é uma solução SaaS, possibilitando a coleta de logs privados e de nuvens públicas. Já a segunda é que se houver a necessidade de crescer o processamento e armazenamento dos logs, isso pode ser feito com baixo custo e rapidez. 

Sem contar que a solução é totalmente automatizada, representando um menor esforço manual da equipe de inteligência da sua empresa em identificar, corrigir e mitigar qualquer tipo de incidente. 

Que mais uma vantagem? A Embratel possui uma solução SIEM em que um time especialista vai dar todo o apoio e suporte aos colaboradores de TI do seu negócio, garantindo ainda mais agilidade na proteção e segurança dos dados

Conte com a Embratel para levar a segurança da informação da sua empresa para o próximo nível. Fale com um de nossos consultores para entender sobre o SIEM e como uma postura proativa na proteção de dados vai gerar vantagem competitiva para o seu negócio.

banner solução siem embratel

Repassando o que vimos neste post

  • SIEM é uma solução que irá monitorar e identificar ameaças cibernéticas em tempo real.
  • A solução vai centralizar todos os dados internos e externos de uma empresa para prever ataques e garantir a segurança dos dados.
  • Descubra mais como a solução da Embratel ajuda sua empresa a diminuir os riscos de segurança e ajudar na prevenção de perda dos dados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER