Segurança

Home office em 2021: saiba como o MDM, Cloud Web Gateway e Endpoint Security podem ser um diferencial.

03/12/2020

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Segurança, produtividade e autonomia são palavras de ordem para a continuação do seu home office em 2021.

O home office em 2021 continuará uma realidade no Brasil. Em recente pesquisa da KPGM, divulgada com exclusividade ao site do jornal O Estado de São Paulo, 38% das empresas entrevistadas vão adiar a volta ao escritório no próximo ano.

A terceira edição da pesquisa, que contou com a participação de 569 líderes de diversas verticais de negócios, mostrou ainda duas outras tendências: retorno gradativo – com rodízio de funcionários – e o  modelo híbrido – que mescla teletrabalho com presencial.

Embora o trabalho remoto tenha sido um aprendizado no início de 2020, as empresas começaram a adquirir certa maturidade para que esse modelo continue entregando segurança, produtividade e autonomia aos colaboradores.

Se no início foi preciso rever a infraestrutura de TI, entender a importância da computação em nuvem para o trabalho remoto e quais aplicações eram ideais para a empresa, agora é hora de ir para o próximo nível.

E o próximo nível tem um nome: segurança da informação. Desde março, os ataques cibernéticos têm aumentado e se tornado cada vez mais sofisticados: por exemplo, o phishing via e-mail deu lugar agora aos ransomwares e DDoS.

O problema, como aponta um estudo da Deloitte, é que companhias que não são especialistas em cibersegurança encontram dificuldades em avaliar se as medidas tomadas para o home office são produtivas e eficientes.

Porém, elas têm a consciência de que precisam criar esforços para garantir a segurança cibernética e dos dados com muitas pessoas trabalhando de casa.

Portanto, se o teletrabalho em 2021 está no seu planejamento, neste artigo você descobre como as soluções Embratel vão prover um ambiente seguro e controlado do seu negócio, mantendo a produtividade dos colaboradores em casa.

banner cta pequeno home office em 2021

MDM: a melhor forma de garantir um ambiente seguro e controlado para o home office em 2021

Uma coisa é certa: o home office em 2021 – independentemente do modelo – será mais “móvel”. Isso quer dizer que as empresas terão endpoints, notebooks, smartphones e outros dispositivos.

Quando dentro da empresa, era fácil ter um inventário das máquinas dos colaboradores. Mas, no cenário em que esses dispositivos estão espalhados em residências, ter um controle da segurança da informação é bem mais difícil.

Assim, a solução MDM da Embratel tem a missão de permitir a gestão remota de diversos dispositivos. Em um único console, é possível configurar os aparelhos para evitar cliques em links maliciosos e até mesmo compras indesejadas.

Por exemplo, se um funcionário tem um único smartphone para uso pessoal e corporativo, há a possibilidade de criar dois perfis e manter os dados da empresa criptografados.

Então, em caso de perda, roubo ou até mesmo uma invasão, a empresa não corre risco de ter suas informações comprometidas, gerando menos despesas para mitigar qualquer incidente.

Aliás, essa solução da Embratel tem Inteligência Artificial embarcada, fornecendo mais uma camada de proteção contra ameaças. Então, o MDM dá uma visibilidade de possíveis incidentes de segurança e responde a perguntas, como:

  • Qual foi o incidente;
  • Os impactos que ele poderia potencialmente causar;
  • Medidas de mitigação para o risco.

Sem contar as vantagens para sua empresa: tem dispositivos IoT remotos? O MDM possui suporte para eles, assim como para os principais sistemas operacionais – Windows, MacOS, Android e iOS.

Confira no vídeo abaixo como a solução da Embratel atua:

O MDM é a solução ideal para o home office em 2021 da sua empresa? Então, confira mais como o gerenciamento de dispositivos vai proporcionar visibilidade completa dos dispositivos e em tempo real.

Cloud Web Gateway: ferramenta simples e eficaz para controlar conteúdos impróprios ou indesejados

Você abriu o navegador de internet no celular e, do nada, ele redirecionou para uma mensagem de que seu dispositivo está infectado, pedindo para que clique em um link e remova o vírus.

Isso pode ser tão década de 2000, mas ainda acontece frequentemente. Até mesmo em notebooks e desktops. Às vezes, uma página web recebe uma “interface” para enganar o usuário e levá-lo a um site malicioso.

Em tempos de trabalho remoto, o Cloud Web Gateway da Embratel pode defender a sua empresa dessas ameaças e até mesmo de outras ainda mais sofisticadas. Isso porque todo o tráfego é redirecionado para a nuvem da McAfee.

Ou seja, se o seu colaborador usa o notebook corporativo para acessar sites de notícias e redes sociais, a solução da Embratel vai verificar se esses links possuem vírus e malwares.

Além disso, o Cloud Web Gateway pode ser configurado ainda para filtrar conteúdos em sites maliciosos e até mesmo otimizar a banda de internet e o uso das redes sociais, para que o colaborador não coloque em xeque sua produtividade.

Outro benefício é que, por monitorar todo o acesso à internet em tempo real, a solução é capaz de evitar o vazamento de informações, mantendo a sua empresa protegida e dentro de exigências regulatórias, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Tudo isso reunido em um painel, em que você consegue implementar políticas de segurança, bloquear conteúdo e visualizar acessos de forma ágil, assim como ter a base de ameaças atualizada frequentemente, para evitar incidentes de segurança.

Descubra mais como o Cloud Web Gateway da Embratel pode evitar conteúdos maliciosos aqui.

EndPoint Security: proteção total dos dados da sua empresa

O colaborador continua sendo o elo mais fraco na cadeia de segurança da informação. E se não há treinamento constante sobre ameaças cibernéticas, no trabalho remoto, o funcionário pode cair nas armadilhas de cibercriminosos.

E-mail informando sobre um boleto vencido de conta de telefone, uma ligação para propor um melhor plano de internet e até mesmo um SMS ofertando crédito pessoal com taxa de juros baixa. Esses são apenas alguns gatilhos comuns que, diariamente, as pessoas recebem e, pasmem, muitas caem. 

Com o teletrabalho em 2021 ainda sendo prioridade, a Endpoint Security da Embratel pode ajudar a mitigar esses possíveis incidentes.

A solução é 360° e vai da proteção contra ameaças em tempo real ao bloqueio de periféricos não autorizados na máquina. Por exemplo, é possível configurar um notebook para não abrir conteúdo de um pen drive ou outra mídia física.

Isso vale também para colaboradores em home office. O EndPoint Security consegue gerenciar as máquinas remotas e manter o ambiente seguro e controlado. Outras vantagens de ter a solução em sua empresa são:

  • Proteção contra ameaças: você consegue configurar para que apenas tráfego legítimo passe pelo firewall do dispositivo. Além disso, bloqueia vírus, spywares e programas indesejáveis, tanto para Windows quanto MacOS.
  • Segurança: a solução garante navegação segura, reduzindo ameaças relacionadas à web.

Vale destacar que todo o console da solução é na nuvem, permitindo um gerenciamento personalizável e simples. O EndPoint Security da Embratel ainda fornece ainda relatórios personalizados para a sua empresa. Saiba mais sobre a solução aqui.

Home office em 2021: qual a solução para minha empresa?

Essa é uma pergunta que a Embratel pode ajudar a responder. Dependendo do setor em que a sua empresa atua e a quantidade de dados sensíveis, a adoção de uma ou mais soluções podem garantir a proteção que o seu negócio precisa.

Outra vantagem: todas as soluções da Embratel citadas aqui são no modelo as a Service.

Isso significa que, além de contratar as soluções no modelo como Serviço, você não terá gastos de infraestrutura, como compra de hardware para suportar o gerenciamento de todos os dispositivos, por exemplo. 

Sem contar ainda que essas soluções estão em um ambiente em nuvem. Para o seu negócio, é uma proteção mais ágil e com resposta em tempo real para as ameaças, cada vez mais sofisticadas desde que o teletrabalho se tornou popular.

Saiba mais como as soluções da Embratel vão garantir à sua empresa um ambiente seguro e controlado em qualquer lugar em que seu colaborador estiver trabalhando.

https://www.embratel.com.br/consultor-de-solucoes-para-solucoes-digitais

Repassando o que vimos neste post

  • Home office em 2021 continuará em destaque, aponta pesquisa.
  • Isso vai exigir das empresas estratégias para garantir a segurança da informação.
  • Uma vez que os ataques estão mais sofisticados e o trabalho remoto exige um ambiente seguro e controlado.
  • Descubra como as soluções da Embratel vão prover proteção contra ameaças em tempo real, mas sem comprometer o orçamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER