Segurança

Como ter mais segurança na rede da sua empresa com o BLD Seguro da Embratel?

22/06/2021

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

BLD Seguro da Embratel fornece alta disponibilidade de conexão e ferramentas avançadas de segurança. Tudo em um único equipamento

Os investimentos em inovação têm aumentado e, com isso, as empresas viram a necessidade de criar estratégias de segurança para proteger seus ativos. Apesar de muitas delas saberem dos perigos digitais, elas não possuem um estado de ciber-resiliência.

Dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostram que em 2019 mais de 875 mil incidentes foram reportados ao CERT.br.

Em relação às estratégias de segurança das empresas nacionais, somente 41% delas contam com políticas de segurança bem estabelecidas. Esse número cai para 37% quando há o recorte de organizações que possuem de 10 a 49 colaboradores, destaca o relatório.

Essa falta de estratégia pode ser vista em um dado sobre ataques cibernéticos, compilado pela Statista, companhia alemã de estatísticas de dados de mercado e de consumo.

Em 2020, o Brasil foi o país da América Latina que mais sofreu ataques cibernéticos – concentrou quase 56% das investidas em usuários ou infraestruturas. México veio em segundo (27,86%), enquanto a Colômbia em terceiro (7,33%).

Em 2021, o cenário não é tão diferente e as empresas ainda têm o desafio de conseguir proteger seus dados de inúmeras formas de ataques. Para diversas empresas, mesmo as que estão com o orçamento apertado, mas não abrem mão da segurança, o pontapé dessa jornada pode começar por um passo básico: um link dedicado e seguro.

Por que apostar em um link dedicado e seguro?

Em tempos de trabalho remoto, garantir a disponibilidade dos negócios é essencial. A função de um link dedicado é entregar uma banda totalmente privada, sem a possibilidade de compartilhamento, como acontece em conexões residenciais.

Mas há um outro ponto. No mercado já existem soluções de links dedicados que entregam conexão de alta velocidade e de alta disponibilidade, mantendo os servidores disponíveis e evitando interrupções dos sistemas que precisam ser acessados dentro da sua empresa.

Porém, quando o assunto é segurança, diversas camadas são necessárias para evitar acessos não autorizados, ameaças na rede, navegação em sites maliciosos ou uso inadequado da rede. Vamos supor duas situações:

Situação 1: sua empresa possui um servidor interno e nele estão alocados todos os sistemas próprios e internos. Os funcionários em trabalho remoto precisam que esses sistemas estejam disponíveis de maneira segura, e, dessa forma, conseguir tocar as demandas.

Situação 2: você deseja que apenas sites que fazem parte do contexto corporativo sejam acessados, garantindo que sites inadequados e suspeitos, que poderiam colocar a segurança em risco permaneçam bloqueados.

Como é possível perceber, essas duas situações vão exigir atenções, uma vez que se não há políticas de segurança bem definidas, aumentam-se as chances de um incidente acontecer. Um dos motivos pode ser a falta de controle do tráfego de entrada e saída da rede.

“Sem esse monitoramento é como se você contratasse um link dedicado de 10mb, mas que não provê segurança. Então, nada impede de que um usuário com acesso a esse link baixe filmes pelo torrent”, comenta Michel Romagnollo, gerente de produtos de soluções digitais da Embratel.

Ou seja, usar ferramentas P2P pode gerar instabilidade na conexão, a deixando mais lenta e até mesmo gerando vulnerabilidades para invasões. E, se há um link dedicado “tradicional”, o uso de mais equipamentos de segurança será necessário para evitar essas situações.

BLD Seguro da Embratel é a solução ideal para o cenário atual

Empresas que possuem link dedicado sabem bem que não é somente ter o roteador para fornecer IPs fixos e conexão aos servidores e demais estações de trabalho.

É fundamental uma camada de segurança para prover proteção aos dispositivos da rede, muitas vezes essas soluções exigem dispositivos distintos para receber as proteções oferecidas por um firewall, filtro de conteúdo, antimalware e VPN.

E se fosse possível ter boa parte dessas soluções inteligentes dentro de um equipamento só?

Pois é, a Embratel tem em seu portfólio o BLD Seguro (Business Link Direct), uma solução de link dedicado com cobertura nacional, rede própria e tecnologia de última geração. A vantagem competitiva é que o equipamento já vem com ferramentas de segurança embarcadas.

Com ele, a sua empresa não precisará comprometer o orçamento tendo que adquirir diversos equipamentos para manter a disponibilidade da conexão e garantir a segurança do tráfego e acessos por ela.

“O BLD Seguro da Embratel funciona como a primeira camada de segurança para uma empresa. A solução atua como um gerenciamento unificado de segurança e vai oferecer diversas funções, todas dentro de um único equipamento”, explica Michel, gerente de produtos de segurança na Embratel.

Dessa maneira, “é possível configurar políticas de segurança, políticas de acesso a sites e redes sociais. Tudo isso com o apoio de um dashboard em que o time da Embratel faz toda a configuração de maneira remota e de acordo com as necessidades do cliente”, complementa.

As vantagens de contratar o BLD Seguro

Além de todos os benefícios que um link dedicado fornece a uma empresa, o BLD Seguro da Embratel ainda oferece vantagens adicionais. Nesse período de trabalho remoto, muitos colaboradores precisam acessar a rede local da empresa.

O equipamento usado na solução BLD Seguro já faz essa ponte. Nele, é possível configurar uma VPN para garantir um tráfego seguro entre o dispositivo usado na residência do funcionário e a rede da empresa onde foi implementado o BLD Seguro.

Todas essas vantagens ainda contam com um diferencial que só a Embratel fornece: fatura única e suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana tanto na pré quanto na pós-venda do serviço.

Não deixe a segurança do seu negócio para o final

Os ataques cibernéticos estão mais sofisticados e a pandemia de COVID-19 mostrou que eles acontecerão cada vez mais em massa. Já não dá mais para ter o pensamento de que apenas grandes empresas e dos setores do varejo, financeiro e de seguro são os alvos.

Basta ver o recente ataque às fábricas da JBS nos Estados Unidos e Canadá, em que a companhia decidiu pagar o resgate. Já em 2019, uma clínica de saúde decidiu fechar as portas depois que o seu sistema foi invadido e os donos decidiram não ceder aos hackers.

Ou seja, pequenos, médios e grandes negócios estão sujeitos a ter seus dados expostos, e basta um simples acesso não autorizado ou um link malicioso para que isso aconteça. Por isso, não basta ver o BLD Seguro da Embratel apenas como uma primeira camada de segurança.

É preciso pensar que a segurança é um ciclo contínuo e que, após a adoção de um link dedicado inteligente, desenhar como dar continuidade a essa estratégia para manter os colaboradores e as operações da sua empresa seguros.

Se você não ainda não tem ideia de como dar continuidade a essa jornada, conte com um time especialista da Embratel para te apoiar na transformação digital e escalada do seu negócio.

Principais destaques desta matéria

  • BLD Seguro é a solução de link dedicado robusto da Embratel.
  • Além de alta disponibilidade e conexão de até 10 Gbps, solução oferece diversas soluções avançadas de segurança.
  • Descubras as vantagens da solução e como sua empresa estará mais segura de ameaças cibernéticas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *