IOT

Você acha que IoT é uma realidade distante para a sua empresa?

29/10/2020

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Então, prepare-se para mudar de ideia!

A Internet das Coisas (IoT) está no cotidiano de muita gente. Do uso industrial ao doméstico, praticamente qualquer pessoa já conta com um dispositivo conectado capaz de compartilhar informações em ambientes digitais. Essa velocidade é um dos grandes benefícios da IoT, que vai permitir insights e tomadas de decisão mais assertivas.

Pense, por exemplo, em um paciente que faz uso de um smartwatch para registrar dados de atividades físicas e do sono. Esses registros são enviados e armazenados no smartphone.

Ao ir em um hospital fazer um check-up de rotina, o médico pode pedir os registros do relógio inteligente para cruzar com o histórico do sistema hospitalar. Assim, o profissional pode interpretar esses dados para entender os próximos passos da consulta.

No entanto, a Internet das Coisas, aliada a outras tecnologias, pode fazer ainda mais. O hospital pode usar um algoritmo de Inteligência Artificial para cruzar com dados de pessoas com perfil semelhante ao paciente para tentar identificar se, futuramente, ele poderá desenvolver alguma doença.

Apesar do setor da saúde enxergar muitas vantagens na adoção de um ecossistema IoT, praticamente todas as outras indústrias podem transformar seus negócios com a tecnologia emergente.

A varejista H&M usou sensor RFID para prover uma experiência omnichannel aos clientes. Além disso, desenvolveu um aplicativo para Android que analisa o perfil do consumidor para entregar moda customizada.

Como deu para perceber, a Internet das Coisas não é uma realidade futurística igual a existente no desenho “Os Jetsons”, nem está disponível somente para grandes projetos.

Pelo contrário, todas as áreas de uma empresa de qualquer porte podem ter valor agregado com a tecnologia.

Se você está pronto para o próximo nível, entenda como os benefícios da IoT vão impulsionar a jornada de transformação digital da sua empresa.


Quais são os benefícios da IoT?

Desde que muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto, a computação em nuvem foi a “queridinha” para iniciar (ou acelerar) a transformação digital. Porém, a IoT também tem seu papel de relevância nessa jornada.

Voltando para o setor da saúde, a telemedicina só é possível porque profissionais e pacientes estão conectados por meio de dispositivos inteligentes. Esses aparelhos – talvez um smartphone ou notebook – conversam entre si, gerando e compartilhando dados.

Para outras indústrias em que alguns setores exigem a presença física, o uso de sensores IoT vai permitir o monitoramento remoto dos ativos, assim como garantir uma manutenção programada do maquinário caso ele dê indícios de uma possível interrupção.

Esses benefícios são visíveis em empresas de todos os portes porque um ecossistema IoT funciona da seguinte forma: sensores e atuadores vão gerar dados, que serão processados em um ambiente em nuvem ou na borda.

Em seguida, esses dados são enviados para um dashboard. Com isso, a empresa pode usá-los para resolver algum problema ou desenvolver um novo produto ou serviço.

  • Ter um mapa de calor para saber qual área de um mercado as ofertas chamam mais a atenção?
  • Saber qual o melhor horário para irrigar as plantas de uma estufa?
  • Definir o dia de parada de uma máquina para manutenção, mas sem impactar a produção?

Todas essas situações acima são possíveis com a Internet das Coisas. Otimizar os gastos e recursos de ativos, melhorar a produtividade das equipes, realizar campanhas de marketing mais atraentes para reter os clientes são alguns dos benefícios da IoT.

Confira mais sobre as vantagens de aplicar a tecnologia emergente na sua empresa com este artigo do Mundo + Tech.

IoT na prática: confira alguns casos de uso

Como já citamos neste artigo, todas as indústrias podem se beneficiar com a Internet das Coisas. Setor financeiro, saúdee até mesmo o setor de construção. Abaixo, o Mundo + Tech reúne alguns exemplos que podem fazer a diferença:

– Trabalho remoto:

Muitos colaboradores passaram a usar ferramentas colaborativas durante o período de trabalho remoto. Isso traz duas situações. A primeira é o uso de assistentes pessoais, como Alexa, Google Assistente, Siri e Cortana para ajudar no gerenciamento das demandas ao longo do dia.

A segunda situação acontece com o uso de Inteligência Artificial. A Microsoft tem utilizado a tecnologia, com sensores do Kinect, para que colaboradores consigam fazer apresentações de projetos mais imersivas, permitindo o engajamento com a equipe.

– Cidades inteligentes:

O conceito de cidade inteligente pode começar com pequenos passos. Por exemplo, o Rio de Janeiro quer melhorar a gestão da iluminação pública instalando sensores IoT em diversos postes. A expectativa é economizar R$ 120 milhões por ano com o projeto.

– IoT na ponta:

Muito se fala do valor agregado que a Inteligência Artificial fornece para a IoT. Porém, a computação de borda é outra tecnologia emergente que fará a diferença.

O motivo é que todo o processo de coleta dos dados para análise e extração de insights é feito nos próprios dispositivos IoT.

Assim, as empresas conseguem uma economia grande nos recursos de largura de banda. Sem contar na segurança, uma vez que o envio e o recebimento de dados entre dispositivo e nuvem podem ser interceptados.

Entenda mais da convergência IoT e computação de borda neste artigo.

A IoT leva o seu negócio ao próximo nível?

A resposta é sim! Os próprios dados gerados por dispositivos IoT se tornarão agentes de mudança para o desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa.

Além disso, eles serão uma oportunidade, também, para as organizações identificarem lacunas de fornecimento e realização de demandas não atendidas.

Esses benefícios da IoT vão abrir portas para outras tecnologias, como as já citadas ao longo do artigo, mas também para ferramentas de Big Data e Analytics.

O uso dessas plataformas garante uma análise mais inteligente dos dados gerados em dispositivos conectados. Com todo esse apoio tecnológico, uma empresa pode, enfim, saber como e quais são os dados gerados em todo o ecossistema IoT, abrindo possibilidades para a criação de novas oportunidades de negócios, além de gerar vantagem competitiva ao distribuir seus próprios dados com terceiros.

Entenda mais como a Internet das Coisas vai abrir um mundo de possibilidades para o seu negócio. Baixe gratuitamente nosso material e comece a planejar o próximo nível da sua empresa.


Repassando o que vimos neste post

  • Internet das Coisas (IoT) já é realidade no cotidiano das empresas.
  • Dispositivos conectados fornecem dados que vão ajudar na tomada de decisão.
  • Ainda mais quando é integrada a outras tecnologias, como Inteligência Artificial e computação de borda.
  • Confira os benefícios da IoT e alguns exemplos que como ela é aplicada em empresas de todos os setores e portes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *