04/10/2019
Não definir um caso de uso é um dos motivos para que empresas percam dinheiro em projetos de Internet das Coisas.
A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia emergente que já está no radar das empresas brasileiras e globais.
Um novo relatório da Gartner ilustra bem este momento. A empresa de consultoria prevê que o mercado corporativo de IoT aumente para 5,8 bilhões de dispositivos endpoints em 2020. É um crescimento de 21% em relação a 2019.
Esses dispositivos endpoints são hardwares responsáveis em receber as informações dos dispositivos IoT e enviá-los para a nuvem para análise.
Para a Gartner, os setores com maior taxa de crescimento de dispositivos endpoints no próximo ano são:
Embora a tecnologia traga expectativas positivas para as empresas, elas encontram alguns desafios na hora de colocar projetos de IoT em prática, segundo a pesquisa IoT Signals.
– Falta de força de trabalho
A falta de talento e treinamento é um desafio para quase metade das empresas que já adotaram ou pensam em adotar a Internet das Coisas.
– Segurança
As empresas estão preocupadas em rastrear e gerenciar os dispositivos IoT. Para isso, esperam investir em mais endpoints e em outras camadas de segurança, como criptografia e autenticação.
FIQUE POR DENTRO: Dispositivos de IoT no Brasil estão comprometidos
“Projetos de Internet das Coisas vão falhar se você não tiver um objetivo claro para eles”, aponta o professor Henrique Poyatos, coordenador acadêmico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).
Como ele explica, a Internet das Coisas ainda está acontecendo e muitas empresas estão se movimentando para implementar um projeto só porque “o mercado está fazendo”.
Ou seja, muitas empresas investem em IoT sem ao menos definir como a tecnologia pode impactar os negócios. Fazem apenas para não perder competitividade no mercado.
Mas perdem pela falta de planejamento. O resultado é um gasto de orçamento acima do esperado e projetos que não mostram benefícios reais.
“IoT é estratégico e pode trazer mais produtividade para as empresas. Mas elas devem avaliar se há uma necessidade de ter um projeto do tipo”, avalia Poyatos.
As dicas que o professor dá para diminuir a “taxa de mortalidade” de projetos de IoT são as seguintes:
FIQUE POR DENTRO: 5 casos de uso de analytics em IoT nos negócios
Adotar a Internet das Coisas vai permitir que sua empresa tenha mais eficiência, produtividade e segurança nos negócios.
Embora a prova de conceito seja a maior barreira para entender como a IoT vai impulsionar seus negócios, abraçar este desafio tem como consequência o aumento do ROI nos próximos anos.
Principais destaques desta matéria:
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