27/03/2020
A adoção de um serviço de Inteligência Artificial pode maximizar as oportunidades de negócios da sua empresa. Atualmente, muitas companhias buscam, com a tecnologia, desenvolver uma forma de gerar valor em diversas iniciativas, como:
Provavelmente você já faz um bom uso de um grande volume de dados (também conhecido como Big Data) para tomar decisões em seu negócio. Então, por que não ter melhores insights com o apoio da Inteligência Artificial?
Recentemente, a Embratel adicionou ao seu portfólio de soluções digitais um serviço de Inteligência Artificial. A oferta abrange diversas tecnologias capazes de aprender e desempenhar comportamentos que se assemelham à inteligência humana, para ajudar nos mais diversos desafios empresarias, independentemente do ramo de atuação ou número de funcionários.
Serviços de IA, como o ofertado pela Embratel, contribuem para a melhoria do desempenho operacional dos funcionários das empresas, pois atua em atividades antes obrigatoriamente desempenhadas por humanos.
Estimativas da consultoria Gartner indicam que o número de organizações que implantaram Inteligência Artificial dentro de suas operações cresceu de 4%, em 2018, para 14%, em 2019. A tendência é que a adoção da tecnologia emergente continue crescendo nos próximos anos.
A IA possui habilidades cognitivas que permitem o aprendizado por meio da observação de escolhas e correlação de eventos. Assim, a tecnologia consegue identificar a lógica por trás das decisões.
Portanto, é possível desenvolvê-la em diversos casos de uso: chatbots, aplicativos de rotas (Waze, Google Maps, por exemplo), monitoramento de atividades on-line para segmentação de público e até mesmo na análise de tentativas de fraudes.
Por sinal, neste blog post do Mundo + Tech, você confere mais sobre 6 empresas que geraram mais insights de negócio após adotar Machine Learning e Inteligência Artificial.
A implantação do serviço de Inteligência Artificial da Embratel ocorre em três etapas:
A gente explica cada etapa nos tópicos a seguir.
Neste primeiro momento, um time especializado analisa a realidade da empresa cliente. Em outras palavras, é compreender as necessidades para sugerir qual a melhor abordagem de Inteligência Artificial para o negócio.
Após essa etapa de identificação e definição da estratégia, a equipe vai mapear todos os dados disponíveis na empresa, como eles estão armazenados e a forma como essa base é alimentada diariamente.
Com a primeira etapa finalizada, o segundo momento é a codificação da solução de IA definida para a empresa. Após a codificação, um treinamento é feito expondo o sistema a uma quantidade elevada de informações para que demonstre seu comportamento inteligente.
As respostas fornecidas pela máquina são, então, avaliadas por especialistas e, quando necessário, corrigidas. Dessa forma, o sistema consegue aprender os comportamentos a serem seguidos, de acordo com os resultados de cada interação.
A última etapa é quando o sistema já está em funcionamento. No entanto, a Embratel dará continuidade ao trabalho acompanhando e avaliando as decisões automáticas tomadas pela solução.
Neste momento, quando houver comportamento incorreto ou quando forem necessárias novas informações que complementem a base de conhecimento do sistema, o time poderá intervir para aprimorar a tecnologia.
Ao longo do tempo, o sistema se torna cada vez mais capaz e inteligente, até chegar ao nível de atuação desejado pelo cliente.
Como citamos no tópico anterior, o modelo de Inteligência Artificial adotado vai depender das necessidades apontadas pelo cliente. A Embratel trabalha com cinco níveis de maturidade da tecnologia:
Os benefícios de adotar um serviço de Inteligência Artificial é que você terá:
A solução de Inteligência Artificial da Embratel vai utilizar a alta capacidade de aprendizado e performance de máquinas para consumir dados. Com base neles, vai possibilitar a geração de insights aos negócios da sua empresa.
Um detalhe importante: a solução colabora com a automação de tarefas que, até então, eram obrigatoriamente desempenhadas por humanos.
“Ela reúne as melhores e mais eficazes práticas tecnológicas para colaborar com diversos segmentos de mercado, desde instituições financeiras até a indústria”, comenta Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
MAIS LIDOS