Inteligência Artificial

Como o Bot Pronto vai melhorar o relacionamento com o seu cliente?

16/07/2020

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Chatbot vai responder automaticamente dúvidas dos consumidores, gerando economia para o seu negócio.

Melhorar a experiência do usuário faz toda a diferença para um negócio. Se você busca eficiência no atendimento, o Bot Pronto da Embratel pode ser o primeiro passo dessa jornada.

O motivo é simples. Imagine que o “Fale Conosco” do seu site receba muitas perguntas fáceis de serem respondidas, mas que acabam consumindo tempo dos seus funcionários e recursos do seu caixa.

Para atender a essa demanda – que especialmente durante a pandemia do novo coronavírus pode ter aumentado – você até pensa em colocar mais posições de atendimento, mas isso iria exigir investimentos em pessoas, treinamento e infraestrutura.

Porém, o momento atual pede flexibilização de gastos. Então, como melhorar o relacionamento com o cliente?

A resposta você já leu no primeiro parágrafo: um chatbot, uma solução de TI que vai fazer toda a diferença em seu negócio.

Mas, antes de aprofundarmos nos motivos de considerar a solução da Embratel, vamos explicar o que é um chatbot.

Provavelmente você, enquanto consumidor, já entrou no site de uma empresa e uma janela de bate-papo surgiu no canto direito. Ali, um “robô” vai interagir com diálogos pré-definidos e tirar algumas das suas dúvidas.

Esse é o objetivo inicial de ter um bot. É a possibilidade de automatizar o atendimento, aprimorar a experiência do usuário e, o melhor: gerar economia, porque é uma solução fácil de implantar, possibilitando os colaboradores a realizarem outras demandas.


Entendendo o Bot Pronto da Embratel

Vamos supor que os clientes entrem em seu site para tirar dúvidas sobre coisas que você e sua equipe têm a resposta na ponta da língua. Como, por exemplo:

  • Quais os dias de funcionamento?
  • E o horário de atendimento?
  • Qual o cardápio do dia (para quem tem um restaurante)?
  • Tem alguma promoção?
  • Quais são as formas de pagamento?
  • Como faço a troca ou devolução?
  • Qual é a política de cancelamento?
  • Quanto tempo demora para o frete chegar na minha casa?
  • O frete é grátis?
  • Posso retirar na loja?

Não tenha dúvidas: essas e outras interações são facilmente respondidas pelo Bot Pronto da Embratel. A solução vai fornecer informações básicas do seu negócio para agilizar o atendimento ao consumidor.

Atualmente, o consumidor não quer apenas tirar dúvidas lendo um FAQ e espera uma interação mais humana com a sua empresa.

Sendo assim, um robô com respostas personalizadas vai humanizar esse atendimento, já que possibilita uma interação com o consumidor que antes não existia.

Com a possibilidade de programar até 30 intenções dos clientes, é possível definir o layout e criar a personalidade do bot que será a cara do seu negócio, aproximando ainda mais sua empresa ao seu público.

Tudo isso implementado no seu site em até 10 dias.

Além disso, a solução tem o apoio de uma Inteligência Artificial (vamos explicar no próximo tópico) para refinar as respostas e manter a continuidade e qualidade no relacionamento com o cliente.

Além dessa interação direta com o cliente (que detalharemos no próximo tópico), o Bot Pronto tem como vantagens:

  • Redução de custos: já que a solução vai resolver interações básicas no site da sua empresa sem o apoio de um agente humano.
  • Qualidade: o bot consegue entender várias linguagens para atender de maneira inteligente e sem divergência.
  • Agilidade: o atendimento é imediato e acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Presença digital: com uma experiência do usuário mais ágil no atendimento on-line, a solução vai agregar mais valor ao seu negócio.

A Inteligência Artificial por trás do chatbot

Você já se perguntou se todo chatbot é alimentado por uma Inteligência Artificial? Não necessariamente. Ele pode ser orientado por regras, ou utilizar um algoritmo de IA ou até mesmo ser híbrido, com um pouco de cada.

Mas, no caso do Bot Pronto da Embratel, a solução é apoiada pela IBM Watson, a Inteligência Artificial da IBM, permitindo que o bot interaja com o cliente por meio de linguagem natural.

Isso significa que, por conta do Processamento de Linguagem Natural (PLN), subárea da Inteligência Artificial, a solução é entregue pronta para responder de uma maneira mais humanizada. Além disso, a tecnologia vai permitir:

  • Compreender diversas palavras e seus sinônimos;
  • Entender frases completas;
  • Reconhecer a fala dos clientes;
  • Fazer a tradução da fala;
  • Transcrever áudio em texto;
  • Responder frases gramaticalmente corretas.

Ou seja, por mais que o bot atenda a demandas básicas, ele vai ter um aprendizado contínuo para entregar a resposta certa de determinada intenção já programada.

Quer saber mais sobre Processamento de Linguagem Natural? Confira um post no Mundo + Tech sobre a tecnologia. Clique aqui.

Como implementar a solução da Embratel na sua empresa?

Ter um chatbot pronto em 10 dias para automatizar o atendimento e melhorar o relacionamento com o cliente pode até parecer otimista. Mas, graças ao time da Embratel, bastam apenas 2 etapas para a solução estar no seu site.

Quer saber quais são?

Etapa 1: Definição

Aqui é o momento em que a Embratel vai lhe ajudar a criar a persona do bot, ou seja, a personalidade dele durante o atendimento ao cliente. É possível definir também o layout, por exemplo: as cores que vão compor a caixa de diálogo.

Nesta etapa também ocorre o mapeamento de questões com apoio do programa de intenções da IBM Watson.

Sabe as perguntas que listamos logo no segundo tópico deste texto? São dúvidas desse tipo que o chatbot vai responder para o público do seu negócio.

Etapa 2: Implantação técnica

O desenho do bot tem a cara do seu negócio. Agora, é o momento da equipe da Embratel provisionar o ambiente de produção, programar e treinar o algoritmo da IBM Watson.

Pronto, finalizado esses processos, o Bot Pronto estará no ar.

Mas, calma! Depois que ele estiver ativo, mais duas etapas vão ser essenciais para que o chatbotcontinue funcionando perfeitamente.

Etapa 3: Curadoria

Essa fase funciona como um refinamento. É aqui que o time da Embratel vai analisar as respostas e categorizá-las para avaliar o nível de acerto e manter o aprendizado contínuo da solução.

Etapa 4: Sustentação

Seria o momento em que você solicitaria alterações e correções de eventuais falhas ao time da Embratel.

Transforme o atendimento da sua empresa com um chatbot

Viu como não é preciso muito para manter um bom relacionamento com o cliente? O Bot Pronto da Embratel é um produto sem muita complexidade de implementação.

Além disso, todo suporte em garantir as correções, atualizações e aprendizado do chatbot para melhorar a experiência do usuário é feita no modelo as a Service. Ou seja, você não precisará comprar a licença do produto, já que toda a disponibilidade do bot fica por conta da Embratel.

Vale destacar a questão de segurança. Como o bot não vai trafegar informação pessoal, você não precisa se preocupar com invasões, já que a solução está hospedada na nuvem da Amazon Web Services (AWS) e o consumo de IA é feita pela API da IBM, uma espécie de software para que você faça essa gestão.

Quer outro um motivo para adotar a solução no seu site? Ela é a porta de entrada para você automatizar o atendimento e, em um futuro próximo, evoluir a IA para ofertar serviços (realizar pedidos de comida, por exemplo) dentro do próprio chatbot.

Clique aqui e descubra mais sobre o Bot Pronto da Embratel.

Se você deseja saber como a solução pode transformar os resultados da sua empresa, clique no banner a seguir para falar com um de nossos consultores.


Repassando o que vimos neste post

  • Bot Pronto é uma solução da Embratel para automatizar o atendimento no site da sua empresa.
  • Ferramenta vai responder dúvidas básicas, gerando economia e melhorando o relacionamento com o cliente.
  • Isso porque ela é alimentada por um algoritmo da IBM Watson, Inteligência Artificial da IBM.
  • Saiba mais sobre a implementação e como o chatbot entra no ar em 10 dias.

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