Inteligência Artificial , Transformação Digital

4 negócios que podem crescer com ferramentas de processamento de linguagem natural

23/10/2019

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Processamento de Linguagem Natural pode aumentar índice de satisfação do consumidor. Confira 4 negócios que tecnologia pode impactar positivamente.

Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma subárea da Inteligência Artificial que estuda as interações entre máquinas e o idioma nativo de um usuário.

É a capacidade de programar diversos dispositivos para processar e analisar grandes quantidades de dados em sua linguagem natural.

Vamos usar como exemplo os assistentes virtuais. Quanto mais uma pessoa conversa com essas interfaces, mais elas conseguem entender a linguagem humana — falada ou escrita.

Isso acontece porque o PLN atua de maneira mais complexa que um algoritmo simples de Inteligência Artificial. Por isso, esse algoritmo “complexo” é capaz de:

  • Entender frases completas,
  • Entender sinônimos de palavras correspondentes,
  • Reconhecer a fala dos usuários;
  • Fazer a tradução de fala;
  • Transcrever áudio em texto;
  • Escrever frases e parágrafos completos e gramaticalmente corretos.

Como é possível perceber, PLN não é sobre escolher palavras específicas para dar uma resposta generalizada ao usuário. Pelo contrário, é humanizar uma interação a partir da interpretação e compreensão do diálogo entre máquina e pessoa.

4 negócios em que o Processamento de Linguagem Natural pode ser aplicado

Até então, o Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial foram tecnologias presentes apenas em grandes empresas. Mas hoje, pequenos e médios negócios podem usar essas inovações para:

  • Melhorar a experiência do cliente,
  • Otimizar processos,
  • Gerar vendas e aumentar a receita.

Mas como? A plataforma DZone, comunidade especializada em tecnologia e inovação, listou 4 negócios que podem ser impactados por PLN.

1. Chatbots

Os chatbots são necessários para qualquer empresa que queira manter um relacionamento com os clientes. Hoje, muitos usuários querem entrar em contato com a marca em qualquer dia e horário da semana.

Mas nem sempre um atendimento com humano durante 24 horas por dia está disponível. Por isso, os chatbots oferecem assistência nos horários que um colaborador não estiver disponível. Quando usados com PLN, esses robôs criam conversas mais reais e humanizadas com o cliente.

Isso porque a tecnologia vai ajudar os chatbots a reconhecerem a intenção do usuário por trás das palavras, identificar dados importantes (data, hora, local etc), reconhecer tempo verbal e outras capacidades.

Quando os chatbots são bem treinados com o processamento de linguagem neural, eles vão compreender o que seus clientes estão dizendo e desejam para entregar a melhor resposta.

2. Serviços aos clientes

O processamento de linguagem natural cria chatbots mais realistas, mas pode também otimizar o atendimento ao cliente como um todo.

Um exemplo são as soluções de Respostas Interativas por Voz (RIV). Com o PLN, esses sistemas conseguem entender o que os consumidores estão falando ao telefone, dar uma resposta mais assertiva e até mesmo gerar um diálogo, aumentando a satisfação do cliente.

Ainda em relação ao cliente, o PLN é capaz de determinar as emoções e sentimentos de um cliente ao analisar comentários e mensagens que ele publica nas mídias sociais. Com essas informações na mão, é possível melhorar os negócios para aumentar a satisfação do consumidor.

3. Contratação e recrutamento

Recrutar e contratar um profissional pode ser demorado e ter um custo alto para a empresa. Por exemplo, empresas de tecnologia ainda encontram dificuldade em encontrar profissionais especializados em determinada área. Sem contar na grande rotatividade desses colaboradores.

Soluções de PLN podem encurtar e facilitar essa jornada, tanto para a empresa quanto para o profissional. Com uma ferramenta do tipo, a empresa pode escrever descrições de cargo mais detalhadas para atrair candidatos mais qualificados.

Dependendo do treinamento que o processamento de linguagem natural receba dentro de uma plataforma, será possível identificar palavras tendenciosas nessas descrições, mesmo que o recrutador ou o responsável em publicar a vaga não tenha percebido.

Já para o candidato, uma ferramenta de PLN pode conseguir interagir com ele desde o início do processo de recrutamento até a contração. É uma maneira de manter o profissional engajado com a vaga, já que a plataforma será capaz de responder perguntas, agendar entrevistas, etc.

4. Publicidade

O PLN é uma forma das empresas aumentarem a eficácia de publicidade. Com a tecnologia, é possível direcionar os anúncios para consumidores que terão mais interesse na oferta, serviço ou produto que a companhia quer entregar.

Ainda é possível utilizar o PLN para analisar palavras-chaves de pesquisa, comportamento de navegação do usuário, e-mails e perfis nas redes sociais para ajudar a empresa a encontrar potenciais clientes em um ambiente digital.

PLN pode impactar ainda mais os negócios

Como você deve ter percebido, as empresas podem ter benefícios quando os computadores entendem cada vez mais os consumidores.

Projetos de Inteligência Artificial já estão no radar das companhias. Agora, elas devem começar a entender como implementar também ferramentas de processamento de linguagem natural para crescer os negócios de forma mais eficiente e efetiva.

Principais destaques desta matéria:

  • Processamento de Linguagem Natural (PLN) ensina máquinas a entenderem como seres humanos falam e escrevem;
  • PLN é uma subárea da Inteligência Artificial, mas com maior complexidade porque precisa de uma grande massa de dados;
  • Confira quatro negócios que podem ter mais benefícios com investimentos em PLN.

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