3 motivos para você investir em Inteligência Artificial

3 motivos para você investir em Inteligência Artificial

Pesquisa da consultoria KPMG mostra que Inteligência Artificial é prioridade estratégica de negócio e inovação para os líderes de TI.

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do cotidiano de muita gente. Ela está nos assistentes de voz do smartphone, nas recomendações da Netflix e do Spotify, entre tantas outras situações. Recentemente, o site da revista Wired levantou o seguinte questionamento: estamos prontos para máquinas com esta tecnologia que vão ler nossas emoções?

Pode até ser uma incerteza saber se estamos prontos ou não para este cenário, mas os líderes de TI olham a IA como prioridade estratégica de negócios e inovação. É o que mostra a pesquisa “A Changing Perspective” da KPMG, empresa de auditoria e consultoria de negócios. Segundo o relatório, muitas companhias não devem diminuir os investimentos na tecnologia emergente.

As prioridades das organizações entrevistadas pela KPMG para os próximos anos são:

  1. Desenvolver novos produtos e serviços inovadores;
  2. Entregar performance consistente e estável de tecnologia para os negócios;
  3. Aprimorar a experiência do consumidor;
  4. Melhorar os processos de negócios;
  5. Aumentar a eficiência operacional.

Para os países da América Latina, a KPMG espera um crescimento de 56% no orçamento para investimentos em tecnologia e 46% em headcount (indicador sobre a quantidade de colaboradores que uma empresa possui).

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o potencial da Inteligência Artificial e como ela pode transformar os seus negócios, o site CIO separou três motivos para te ajudar a considerar a tecnologia emergente. Confira:

1. IA pode trazer outras visões de negócio
A Inteligência Artificial é capaz de oferecer uma visão mais nítida para criar produtos e serviços que vão atender as necessidades do cliente. Quando a IA e o Big Data estão em sintonia, as empresas conseguem criar uma experiência totalmente personalizada ao seu consumidor porque eles trazem velocidade e inteligência às perguntas necessárias para entendê-lo. O ponto de partida é entender onde e quando os consumidores estão engajando com o seu negócio. Como aproveitar esses momentos para reunir dados e transformar o negócio? Como usar a IA para que seus colaboradores tenham mais tempo para atender de forma mais personalizada os clientes? Esses são alguns pontos cegos na jornada do cliente que a IA pode ajudar a enxergar.

2. IA pode trazer diversidade para as empresas
A IA não aceita referências e, quando bem treinada, pode ser usada de forma a eliminar preconceitos raciais, de gênero e culturais de processos seletivos. Um exemplo é a Cisco, empresa de TI e redes, em que 24% do quadro global de funcionários é representado por mulheres. Tudo isso graças ao investimento em Inteligência Artificial no recrutamento. Claro, para a tecnologia emergente ser efetiva, sua empresa precisa eliminar preconceitos que podem atrasar a inovação. Então é preciso entender quais processos de recrutamento podem ser aprimorados com os dados para que o viés impacte cada vez menos essas seleções.

3. IA pode trazer eficiência e reduzir tempo
É preciso lembrar que investir em IA é poupar uma boa quantidade de tempo e dinheiro, já que a tecnologia emergente vai assumir um trabalho tedioso e demorado. Os chatbots estão ajudando os compradores a navegar com mais eficiência nas compras on-line e a solucionar suas dúvidas e problemas de serviço. Ferramentas de resposta de e-mail preventivas, como o Smart Reply do Gmail, estão ajudando as pessoas a se comunicarem com maior velocidade e trabalharem mais rapidamente. Ou seja, a IA é o próximo nível de eficiência no ambiente de trabalho. A questão que você deve se perguntar é: como a tecnologia vai ajudar a minha equipe a produzir melhor, de maneira mais inteligente e ágil? Respondê-las vai te ajudar a fazer um planejamento para que todos se beneficiem da tecnologia ao saber usá-la para ter produtividade.

Principais destaques desta matéria:

  • Inteligência Artificial é prioridade estratégia para muitas empresas, aponta a consultoria KPGM;
  • Estudo mostrou que companhias desejam criar novos produtos e serviços com tecnologia;
  • Confira três motivos para você considerar adotar a IA em seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *