Cloud

Você sabia? O Connect Cloud Embratel está hospedado em um Data Center com certificação Tier III.

16/06/2020

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Saiba o que isso significa e qual a sua importância para empresas de diferentes tipos de segmento.

Quando a pergunta é qual solução em nuvem é confiável, possibilita disponibilidade, controle e autonomia para os negócios, a resposta só pode ser: Connect Cloud Embratel. E, neste blog post, vamos trazer motivos para você passar a considerá-lo na sua empresa.

A nuvem pública da Embratel é uma solução em que você compra uma infraestrutura sob demanda com a vantagem de pagar somente o que usar, podendo escalá-la de acordo com a necessidade do seu negócio.

Observe as grandes datas do varejo on-line, como o Natal e a Black Friday. São períodos em que os pedidos em lojas de e-commerce crescem acima da média. A infraestrutura existente precisa estar adequada para absorver esta demanda.

Maior utilização dos sites de e-commerce implica em maior necessidade de recursos computacionais. Caso a infraestrutura não esteja preparada, poderá haver lentidão e até mesmo indisponibilidade de sistemas.

Anos atrás, as empresas enfrentavam esses períodos da seguinte forma: compravam um servidor físico dedicado ao momento de pico e, após passada a data, o equipamento ficava parado, esperando o próximo pico de demanda.

Uma máquina ociosa representa desperdício de recursos de infraestrutura e gastos desnecessários para a empresa. Pois ela só será plenamente utilizada apenas para suportar uma próxima demanda em futuras datas comemorativas.

Mas você não precisa ser um e-commerce para se beneficiar das soluções tecnológicas que são mais adequadas para dar conta dos desafios de sazonalidade e escalabilidade do seu negócio

Na Black Friday, a quantidade de acessos em um site vai exigir maior carga de processamento. Então, o varejista pode contratar esse serviço do provedor em nuvem sabendo o quanto vai pagar por esse adicional.

Ao passar a data, ele não terá mais essa demanda, voltando a utilizar o que foi contratado e tendo toda a visibilidade dos gastos previstos para esse período de maior processamento exigido pela data.

Um exemplo mais atual é o home office. Muitas companhias usam ferramentas de colaboração, possibilitando o compartilhamento de arquivos, videochamadas e outros recursos.

Isso só é possível porque essas ferramentas estão hospedadas em uma nuvem pública, permitindo escalá-las em reuniões de integração, por exemplo, e garantindo a disponibilidade dos recursos.

As principais características do Connect Cloud Embratel

A solução Connect Cloud Embratel é baseada em OpenStack e em tecnologia Software-defined Network (SDN, sigla em inglês para Rede definida por Software). Abaixo, trazemos um breve resumo sobre elas:

SDN (Software -defined Network):

É um recurso que permite ao administrador de rede usar mecanismos de software para virtualizar, controlar, personalizar, alterar e gerenciar uma rede.

OpenStack:

É uma plataforma open source (código aberto) que usa recursos virtuais agrupados para criar e gerenciar nuvens públicas e privadas. As ferramentas que abrangem a plataforma OpenStack, chamadas de “projetos”, lidam com os serviços essenciais de cloud computing:

  • Computação.
  • Rede.
  • Armazenamento.

Numa simples analogia, “assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores, o OpenStack pode ser chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir papel similar em maior escala”.

Traduzindo para uma linguagem dos negócios, a utilização da plataforma OpenStack propicia a possibilidade do uso de um leque de aplicações que você pode integrar ao Connect Cloud sem a necessidade de ter que desenvolver suas próprias integrações à plataforma, diminuindo custos.

Ou seja, essa facilidade vai permitir que você gerencia a nuvem e integre diversas ferramentas de desenvolvimento ou devops por meio de uma interface web ou API, trazendo flexibilidade e atendendo a toda demanda do negócio.

Mas, claro, essas são só algumas características da solução da Embratel. Ao adotar a Connect Cloud, você terá também:

  • Suporte em português 24×7.
  • Operação 100% no Brasil.
  • Gestão avançada de redes e VLANs.
  • Suporte a YAML para automação de deploy de ambiente.
  • Grupos de Segurança e Microsegmentação.
  • APIs abertas.
  • DNS as a Service: capacidade de gerenciamento de domínios.
  • Serviço de VPN: solução para conexão site-to-site.

As vantagens da nuvem pública da Embratel

Talvez, a maior dor de cabeça para as empresas seja quando um sistema apresenta lentidão ou é interrompido. Isso pode gerar perdas de receita e insatisfação do cliente. Então, como evitar?

Quando seus produtos e serviços estão no Connect Cloud Embratel, pode ter mais tranquilidade, porque a sua solução estará hospedada em um data center com certificação Tier III do Uptime Institute.

Um data center tem um certificado Tier III da Uptime Institute, como o da Embratel, ele atende a requisitos de infraestrutura redundante, o que implica em um possibilidade muito menor de indisponibilidade.

Em outras palavras, o Connect Cloud vai permitir que os seus negócios fiquem o tempo todo no ar.

Além da alta disponibilidade dos negócios, a solução da Embratel fornece outras vantagens:

  • Integração: uso de API para automatizar e integrar os ambientes em nuvem.
  • Economia: a cobrança é flexível, pagando apenas pelo uso ou de recursos reservados (escalar em períodos sazonais, por exemplo).
  • Escalabilidade: possibilidade de configurar o ambiente para escalar de forma automática em picos de utilização.
  • Autonomia: controle do ambiente para configurar rede, computação e armazenamento.

Conecte seus ambientes com a Embratel

O Connect Cloud Embratel permite a integração de vários ambientes tradicionais de data center e até mesmo de outras nuvens públicas.

Se você possui sistemas baseados em código aberto (open source), levá-los para a nuvem Embratel poderá ser um processo tranquilo, pois as APIs de integração dos sistemas de código aberto poderão facilitar todo processo.

A solução da Embratel pode ser utilizada na implementação dos vários modelos de nuvem pública ou híbrida.

Tudo isso com a flexibilidade de pagar somente pelo que usar.

Quer saber como garantir a disponibilidade do seu negócio com o Connect Cloud Embratel? Fale com um de nossos consultores e leve sua empresa para o próximo nível.


Repassando o que vimos neste post

  • Connect Cloud da Embratel é uma nuvem pública da Embratel.
  • Tier III é a certificação do Data Center Embratel que garante confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos de infraestrutura (como, por exemplo, servidores e storages).
  • Certificação TIER é realizada pelo Uptime Institute Professional Services, único fornecedor mundial para Classificação Tier de Data Centers.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *