Descubra o que é data translator, a profissão do momento

Descubra o que é data translator, a profissão do momento

Data translator é um profissional que vai ajudar a companhia a interpretar melhor os dados para resolver problemas internos com tecnologia.

Existe um grande desafio do mundo digital pelo qual as empresas de diferentes setores têm passado: elas coletam uma grande quantidade de dados, mas não conseguem fazer com que essa montanha de informações se transforme em insights de valor real para os tomadores de decisão.

É pra suprir esse gap que uma nova profissão surgiu: o data translator (tradutor de dados, em tradução livre).

Em um resumo rápido, data translator é o profissional que vai ajudar as companhias a obterem um impacto real dos resultados gerados por plataformas de analytics. Ele seria uma ponte entre o conhecimento técnico (que vem do cientista de dados e do engenheiro de dados) e o conhecimento operacional de uma organização.

Segundo a McKinsey Global Institute, empresa global de consultoria empresarial, só nos Estados Unidos, a previsão é de uma demanda de dois a quatro milhões desses especialistas em 2026.

Entendendo mais sobre data translator

Um artigo publicado pela Harvard Business Review, em 2018, discute o sucesso da Inteligência Artificial nas empresas. Como a publicação afirma, companhias reconhecem a necessidade de ter uma equipe multidisciplinar formada por cientistas de dados, engenheiros de dados, especialistas em visualização de dados e, também, alguém que consiga conectar tudo o que é coletado com os objetivos de negócio.

Daí a necessidade de ter um tradutor de dados. Como afirma um outro artigo da McKinsey, são profissionais que não são nem “arquitetos ou engenheiros de dados. […] e não possuem profundo conhecimento técnico em programação ou modelagem”.

São, na verdade, o meio de campo entre engenheiros e cientistas de dados com outras áreas da companhia, como marketing e manufatura, por exemplo.

O data translator vai garantir que os insights gerados pelas plataformas de análise vão ser traduzidos em impactos de grande escala para a corporação.

O papel de um tradutor de dados

Um tradutor de dados vai ajudar os C-Levels a identificar e priorizar os problemas de negócios, com base em como essas dores vão se transformar em oportunidades para trazer maior valor à companhia quando resolvidas.

Essa identificação pode seguir em duas vertentes:

  • Linha única de negócios: melhorar a qualidade de um produto ainda na fabricação, por exemplo;
  • Interorganizacionais: reduzir o tempo de entrega do produto a partir de um trabalho multidisciplinar.

Com conhecimentos de IA e analytics, o data translator vai entregar as metas (após identificar os problemas) ao cientista de dados, que será o responsável em criar os modelos e soluções com base na proposta de melhoria feita pelo tradutor.

Por fim, o tradutor deve garantir que a solução vai produzir insights que a companhia possa interpretar e executar. Assim como comunicar os benefícios desses insights aos usuários corporativos para impulsionar a adoção.

Esse trabalho pode ser feito em cinco etapas:

  1. Identificar e priorizar os casos de uso corporativos: encontrar os problemas que poderão ser solucionados com analytics;
  2. Coletar e preparar dos dados: identificar os dados necessários que vão gerar insights úteis;
  3. Desenvolver a ferramenta de analytics: garantir que a solução vai resolver os problemas de forma eficiente e interpretável para o C-Level;
  4. Validar e adaptar as implicações: sintetizar os insights derivados de análises complexas em recomendações práticas e fáceis de entender. Assim os C-Level podem executar facilmente essas recomendações;
  5. Implantar e executar solução: impulsionar aos executivos a adoção de uma solução baseada nos insights.

4 habilidades que os tradutores de dados precisam

O trabalho de um tradutor de dados requer uma combinação única de habilidades. Geralmente inclui uma base em ciência de dados e um talento para resumir ideias complexas a escolhas claras e práticas.

Ou seja, é a combinação de quatro habilidades:

  1. Conhecimento de domínio: é a habilidade mais importante para este profissional. É preciso ser especialista na área de ciência de dados e em toda história da companhia para identificar como gerar valor com Inteligência Artificial e analytics em um contexto comercial. Então, ter conhecimento nas principais métricas operacionais e como elas impactam nos negócios da empresa é primordial.
  2. Fluência técnica: é conseguir fazer uma análise quantitativa dos problemas da empresa e como eles estarão estruturados em uma solução baseada em IA. Geralmente esses profissionais têm formação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Embora não precisem construir modelos quantitativos, eles precisam saber quais tipos de modelos estão disponíveis (Deep Learning contra regressão logística, por exemplo) e em quais problemas esses modelos podem ser aplicados. Os data translators também devem interpretar os resultados e saber identificar possíveis erros desses modelos.
  3. Gerenciamento de projetos: os tradutores devem ser capazes de direcionar um projeto desde a análise da ideia até a produção e adoção de uma solução, assim como entender o ciclo de vida de uma solução e os possíveis erros comuns que ela pode apresentar.
  4. Mentalidade empreendedora: ter um pensamento empreendedor pode trazer entusiasmo, compromisso e conhecimento de negócios para navegar pelos muitos obstáculos técnicos, políticos e organizacionais que podem surgir durante o desenvolvimento de uma solução.

Como encontrar um data translator para o seu negócio?

Data translator pode ser uma novidade no Brasil. Se as empresas têm dificuldade para encontrar cientistas de dados, o cenário não é muito diferente para especialistas em tradução.

Como não há ainda certificações e diplomas que confirmem que um profissional é um data translator, as companhias podem começar um programa de treinamento e capacitação para tornar colaboradores especialistas na tradução de dados.

Principais destaques desta matéria:

  • Data translator é uma profissão que está em alta e vai demandar até quatro milhões de especialistas em 2026;
  • Este profissional vai interpretar os dados para que empresas consigam resolver problemas internos e externos;
  • Confira quatro habilidades necessárias para um profissional se tornar um tradutor de dados.

2 comentários para “Descubra o que é data translator, a profissão do momento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *