Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

Open source traz agilidade para o seu negócio

Open source traz agilidade para o seu negócio

Projetos open source ganham espaço por permitir agilidade no desenvolvimento de soluções com foco nas dores dos clientes.

A disrupção digital atinge todos os ambientes de uma empresa. Hoje não é mais recomendado definir qual setor deve receber tecnologias e qual deve continuar seguindo um modelo tradicional.

Até porque a transformação digital exige mudanças mais ágeis e decisões mais assertivas em todas as áreas.

Para acompanhar as mudanças impulsionadas por esse cenário de inovação, o modelo open source (código aberto) ganha cada vez mais espaço nas organizações.

Mas você sabe dizer por quê?

No início, tudo era “estático”

Antes as empresas apoiavam seus negócios em data center, em que as aplicações eram monolíticas (independentes de outras aplicações) e desenvolvidas no modelo em cascata.

O modelo em cascata é estático e consiste em seguir esse fluxo:

  1. Requerimento
  2. Projeto
  3. Implementação
  4. Integração/Teste/Verificação
  5. Manutenção

Esse tipo de modelo apresentava alguns problemas. Os clientes deveriam ter todas as dores do negócio documentadas para o desenvolvimento da solução, já que não seria possível “editar” o projeto.

Sem contar que os clientes só tinham uma visão da solução quando ela estivesse nos estágios finais. Ou seja, qualquer erro poderia comprometer o cronograma do projeto porque ele precisaria ser revisto desde o começo.

Empresas começam a diversificar seus investimentos em tecnologia

Com a transformação digital, empresas começaram a olhar para a cloud computing como forma de trazer flexibilidade e agilidade aos negócios.

Soluções baseadas na nuvem são desenvolvidas em camadas e podem ser integradas a diversas outras aplicações.

Como essas soluções são atualizadas de forma contínua, o open source (serviços, software e bibliotecas como Python) é essencial para garantir a disponibilidade dessas soluções.

Desenvolver em cima de código aberto traz agilidade à empresa e atende as demandas dos clientes. Até porque a tecnologia permite:

  • Corrigir falhas em qualquer versão da solução;
  • Incluir e retirar recursos;
  • Ser integrada com outras plataformas;
  • Maior independência do fornecedor de software;
  • Maior personalização;
  • Melhor utilização dos dados;
  • Maior segurança dos projetos.

Tudo isso sem esperar a versão final do produto. Ao contrário do modelo em cascata, projetos open source podem ser revisitados a qualquer momento e em qualquer etapa para garantir a usabilidade da solução.

As vantagens de projetos open source

Você se lembra das metodologias ágeis que já abordamos aqui no Mundo + Tech? Elas têm o cliente/usuário como foco principal dos negócios e acontecem a partir do compartilhamento de ideias, do trabalho multidisciplinar e no gosto por tecnologia.

Essa é a maneira como funcionam os projetos open source. Muitas empresas já entendem a importância dessa tecnologia e passam a integrá-la com outras, como:

  • Big Data
  • Automação
  • Machine Learning
  • Inteligência Artificial

Além de entregar valor aos negócios e aos clientes, as companhias conseguem modernizar a própria infraestrutura de TI, reduzir custos de operações e desenvolver projetos focados na transformação digital.

Outro ponto é que o open source traz ritmo e amplia a inovação das empresas. Muito porque há várias comunidades de código aberto que podem contribuir em projetos que uma companhia talvez não conseguiria desenvolver por si só.

Principais destaques desta matéria:

  • Open source tem se destacado em projetos de transformação digital nas empresas,
  • Soluções baseadas em código aberto trazem agilidade e entregam valor aos negócios e clientes,
  • Modelo acontece a partir do compartilhamento de ideias e trabalho em equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *