Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

Blockchain veja 3 setores que serão impactados pela tecnologia

Blockchain: veja 3 setores que serão impactados pela tecnologia

Pesquisa da Gartner revela que, apesar de dúvidas sobre a tecnologia, CIOs esperam adotar o blockchain nos próximos anos.

O blockchain vai transformar as operações das empresas de vários setores num período de cinco a 10 anos, segundo o relatório Hype Cycle da consultoria Gartner.

Ainda há uma incerteza sobre como a tecnologia vai impactar os negócios. A infraestrutura digital existente nas empresas e a falta de uma governança clara sobre o blockchain têm restringido a compreensão desses líderes sobre o valor real da solução.

Ainda assim, a previsão é de que 60% dos CIOs entrevistados pela Gartner adotem a tecnologia nos próximos três anos.

Qual é o cenário hoje e quais são as perspectivas?

A pesquisa da Gartner conversou com 3.102 CIOs de 89 países de diversos setores: manufatura, governo, serviços, bancos, energia, governo, educação, seguros, varejo, saúde, transporte, comunicações e mídia.

Em 2018, apenas 3,3% das empresas entrevistadas já tinham implementado o blockchain em algum ambiente de produção. Mas esse número só deve crescer quando as companhias deixarem de ver a tecnologia de forma isolada.

A Gartner afirma que o sucesso de um projeto acontece quando a empresa trabalha em iniciativas que vão além da tecnologia em si: padrões, estruturas regulatórias e estruturas organizacionais são fatores decisivos para o blockchain trazer algum valor aos negócios.

Quais setores serão impactados pelo blockchain?

O blockchain é um protocolo de registro distribuído descentralizado e criptografado, sendo mais seguro por trazer privacidade aos negócios. O relatório da Gartner destaca três setores que poderão garantir vantagens competitivas ao investir em soluções baseadas na tecnologia.

1. Setor financeiro

O setor financeiro é um dos primeiros a abraçar novas tecnologias. Entre os CIOs entrevistados da área, 7,6% acreditam que a tecnologia é revolucionária. Já 18% disseram que adotaram ou vão adotar uma solução blockchain no período de 12 meses, enquanto 15% esperam investir nos próximos dois anos.

O maior investimento das empresas do setor será focado em livros de registro autorizados. Ou seja, na criação de redes controladas e centralizadas, em que os participantes serão examinados antes de serem autorizados a fazer parte dessas redes. É esse o modelo da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), lançada no CIAB 2019.

2. e-Sports

O setor de jogos eletrônicos tem crescido rapidamente. De olho neste mercado, empresas especializadas em blockchain têm desenvolvido soluções em que os usuários criam tokens que permitem transações de produtos (skins de personagens, moedas e outros itens) multiplataformas (entre dispositivos iOS e Android, por exemplo).

Para a Gartner, esse é um cenário de testes para monitorar como os usuários se adaptam à descentralização e tokenização propostas pela tecnologia. Esse cruzamento de plataformas pode se tornar um modelo para empresas de outros setores desenvolverem estratégias digitais para os negócios.

3. Varejo

O setor considera o uso do blockchain para rastrear toda a cadeia de produção. Assim as empresas podem prever fraudes, gerenciar o inventário e garantir a qualidade do produto até chegar ao usuário final. Isso pode ser uma solução ideal para companhias que trabalham com alimentos, por exemplo.

Outro caso de uso da tecnologia é no aprimoramento de programas de fidelidade. Mas assim como em outras ideias, o blockchain só trará valor real ao setor varejista quando combinada com outras tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial. Segundo a Gartner, essa integração potencializa mudanças no modelo de negócios do varejo, descentralizando o poder de mercado.

É preciso apostar num ecossistema blockchain

Como afirma a Gartner, o blockchain tem potencial de transformar modelos de negócios de todos os setores. Mas isso só vai acontecer quando as empresas adotarem ecossistemas completos: com tokenização e descentralização. Sem olhar para esses dois itens, a maioria dos setores não verá valor real dos negócios.

Principais destaques:

  • Pesquisa da Gartner mostra que CIOs ainda têm dúvidas sobre como o blockchain pode impactar os negócios;
  • Mesmo assim, empresas esperam adotar soluções baseadas na tecnologia nos próximos cinco anos;
  • Confira três setores que serão impactados com o blockchain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *