Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

O que é um hackathon e como ele pode transformar sua empresa

O que é um hackathon e como ele pode transformar sua empresa?

Hackathon é uma maratona de programação que pode ajudar empresas a resolverem problemas com agilidade. Confira 5 dicas para organizar um evento.

Principais destaques:

  • Hackathon é uma maratona de programação que envolve troca de ideias e resolução de problemas;
  • Evento pode ajudar empresas que precisam de agilidade na transformação digital;
  • Confira 5 dicas para sua empresa organizar um hackathon.

O que um hospital “hackeado” pode ensinar para empresas de vários setores? No começo de agosto, um evento em Las Vegas (Estados Unidos) apresentou um hospital modelo para que hackers pudessem invadir dispositivos usados no atendimento, consultas, exames e cirurgias.

São dispositivos que guardam um grande volume de dados – dos colaboradores, dos processos internos e dos pacientes. A ideia era descobrir brechas de segurança e outras vulnerabilidades e entender quais decisões seriam necessárias para mitigar problemas de vazamentos ou ataques.

A tecnologia tem impulsionado a transformação digital de muitas empresas. Mas além dos problemas de segurança, como apresentado nesse evento de Las Vegas, algumas organizações não possuem agilidade e velocidade em se adaptar a essas mudanças trazidas pela inovação.

Como contornar essa barreira? Simples, um hackathon pode ajudar a empresa a diagnosticar problemas e entender quais as tecnologias e tendências podem impactar positivamente os negócios e também o mercado na qual ela está inserida.

Mas o que é um hackathon?

Hackathon pode ser resumido como uma “maratona de programação”. A palavra é uma combinação dos termos “Hack” (Programar) e “Marathon” (Maratona). E, como já falamos, seu objetivo não é apenas descobrir falhas de segurança.

Esses eventos acontecem em um curto período de tempo (geralmente em um fim de semana) e reúnem pessoas de diversas áreas, não se limitando apenas aos profissionais de TI.

Para uma empresa, promover um hackathon serve tanto para a fabricação de softwares quanto para o desenvolvimento de soluções alternativas aos problemas de uma empresa.

5 dicas para sua empresa organizar um hackathon

Como já dito anteriormente, as empresas precisam de agilidade e velocidade para se manterem competitivas no processo de transformação digital.

Promover um hackathon é estimular a criatividade do quadro de funcionários e encontrar possíveis soluções que vão impulsionar a inovação. Na lista abaixo, você confere 5 dicas para adotar a prática na sua empresa:

1. Defina qual problema a ser resolvido e as equipes: a empresa pode diagnosticar alguns problemas internos e usá-los como desafio para os participantes do hackathon. Feito isso, a ideia é montar times com colaboradores de diversas áreas para pensar em soluções que tragam melhorias ao problema apresentado.

2. Encontre o local ideal para o hackathon: a dica é encontrar um espaço que deixe os participantes confortáveis, até porque eles passarão um dia inteiro ou mais discutindo propostas e as colocando em prática. Montar um ambiente que lembre o escritório pode desmotivar as equipes.

3. Envolva os participantes: a empresa pode envolver os participantes de duas maneiras. A primeira é aproximando os líderes desse público. A segunda é reconhecer com alguma premiação, brindes ou sorteios o esforço desses times em solucionar os problemas propostos.

4. Conhecer os protótipos: a empresa deve estar aberta para ouvir o que os times têm a apresentar. Na proximidade do término da maratona, é possível abrir um pitch (apresentação curta, de 3 a 5 minutos, que desperte o interesse) para os participantes mostrarem suas ideias.

5. Explorar os protótipos: o hackathon não pode terminar no “fim”. Após a maratona, a empresa deve avaliar quais projetos podem ser melhorados e colocados em prática. Isso vai ajudar a companhia a definir os objetivos das próximas edições do evento.

Os benefícios de apostar em um hackathon

Criar uma maratona de programação vai além de encontrar soluções que vão agilizar os processos de uma empresa.

É uma forma da companhia fomentar a criatividade e inovação de seus colaboradores e aproximá-los ainda mais da gestão. Confira alguns benefícios de apostar em um hackathon:

  • Comunicação entre equipes e líderes: um hackathon interno pode funcionar como um acelerador de ideias e também de integração entre os colaboradores de diversas áreas. Isso vai dar aos líderes uma melhor percepção de quem são as pessoas que trabalham diretamente com eles e quem são os funcionários que atuam em outros setores. O resultado é a criação de novos relacionamentos e o aprendizado de novas habilidades.
  • Adoção de tecnologias: a transformação digital exige mudanças na cultura da empresa. E essas mudanças envolvem investimentos que podem, de início, impactar no orçamento. Ao realizar um hackathon, a organização vai se atualizar quanto às tendências tecnológicas e como elas podem se tornar soluções que irão diminuir custos e tempo nos processos.
  • Encontro de talentos: outra dificuldade das empresas é encontrar profissionais que podem ajudá-las no processo de transformação digital. Promover uma maratona pode ajudar no recrutamento de talentos para este desafio.

Desenvolver um hackathon na empresa serve para fomentar uma cultura de inovação entre os colaboradores e acompanhar as principais tendências que podem impulsionar a transformação digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *