Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

5 palestras do TED Talks para saber mais sobre Inteligência Artificial

5 palestras do TED Talks para saber mais sobre Inteligência Artificial

Principais destaques:
– Inteligência Artificial é uma das tecnologias emergentes usadas na transformação digital;
– Mas uso da tecnologia traz algumas discussões sobre ética, inteligência emocional e relação entre humano e máquina;
– Site CIO listou 5 TED Talks que abordam esses e outros temas no uso da Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia emergente em que muitas empresas buscam investir durante o processo de transformação digital. Na semana passada, a gente inclusive chegou a explicar quais as tecnologias que podem fazer parte deste ecossistema.

Embora mostre grande potencial para reduzir os custos e aumentar a produtividade dos negócios, a IA ainda gera alguns debates, principalmente sobre ética – o Google já afirmou que o reconhecimento facial tem maior chance de confundir uma mulher de pele escura com um homem.

A ética e outros temas sobre Inteligência Artificial, como inteligência emocional e relação do homem com a máquina, são algumas discussões abordadas no TED Talks, série de conferências curtas para fomentar ideias e provocar discussões. O site CIO compartilhou uma lista com 5 TEDs que debatem a IA e seus vários usos. Confira:

1. O que acontece quando nossos computadores ficam mais inteligentes do que nós?
Nick Bostrom, professor de Oxford e fundador do Programa Martin sobre os Impactos da Tecnologia do Futuro, debate e explora os cenários em que os computadores são mais inteligentes que os seres humanos. Teremos máquinas inteligentes que preservam a humanidade, que acabam com ela ou que criam valores para que todos caminhem lado a lado?

2. Minhas sete espécies de robôs – e como as criamos
Dennis Hong, professor da Universidade da Califórnia e fundador do laboratório de robótica RoMeLa, apresenta sete robôs, entre eles um capaz de jogar futebol e um que possui alta mobilidade para terrenos não-estruturados.

3. Um robô poderia passar no vestibular?
Noriko Arai, matemática japonesa e especialista em IA, foi supervisora do projeto Todai Robot, que buscava analisar se uma máquina seria capaz de entrar na Universidade de Tóquio. O computador conseguiu ficar entre os 20% melhores alunos no vestibular da instituição, mesmo sem entender nada. O sucesso do experimento questiona sobre o futuro da educação humana e Arai discute como a sociedade pode ajudar crianças a se destacarem em coisas que humanos farão melhor que a Inteligência Artificial.

4. Inteligência de máquina torna a moral humana mais importante
Zeynep Tufekci, tecno-socióloga turca, afirma que a Inteligência Artificial é usada para tomar decisões subjetivas e que quanto maior o avanço em melhorias da tecnologia, mais difícil fica de entendê-la e controlá-la. Ela questiona como máquinas inteligentes podem falhar de maneiras que não se encaixam nos padrões de erros humanos e provoca se é preciso terceirizar as responsabilidades de pessoas para as máquinas.

5. Como a Inteligência Artificial pode trazer uma segunda Revolução Industrial?
Kevin Kelly, visionário digital e fundador da revista Wired, afirma que a propensão da sociedade em tornar as coisas cada vez mais inteligentes trará um impacto praticamente em “tudo o que fazemos nos próximos 20 anos”. Ele ainda mostra três tendências de Inteligência Artificial e garante que o produto com a tecnologia mais popular daqui a duas décadas ainda não foi inventado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *