Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

SingularityU Brazil Summit 5 temas inspiradores para um futuro próximo_06

SingularityU Brazil Summit: 5 temas inspiradores para um futuro próximo

O SingularityU Brazil Summit 2019 trouxe, pela segunda vez a São Paulo, parte de sua comunidade global de aprendizado e inovação para mostrar oportunidades inspiradoras e desafios para a criação de um futuro que, nas palavras de Peter Diamandis, um dos fundadores da Singularity University (SU), já chegou.

E para pensar esse futuro que chega de forma exponencial, o summit, realizado em 11 e 12 de junho, abordou uma série de temas. Confira os cinco mais relevantes:

Saúde

Tiffany Vora foto: @OpenSpace360

Biologia digital é uma forma de pensar sobre os seres vivos da mesma forma que pensamos os códigos de computador. “Pensamos o DNA como um sistema operacional onde toda a vida na Terra acontece. Todas as coisas que fazemos com códigos computacionais, agora conseguimos fazer com o código biológico”, introduziu Tiffany Vora, chefe de departamento e vice-diretora de medicina e biologia digital na Singularity University.

Com o avanço na edição genética, hoje é possível depurar o código da vida, com uma letra de DNA por vez através de uma tecnologia chamada CRISPR. “Vemos exemplos de pessoas tentando curar doenças humanas utilizando esse sistema de depuração do DNA para mudar o gene que está causando a doença. Também vemos lindos exemplos na agricultura, onde podemos fazer frutas e vegetais durarem mais e fazer plantas crescerem com maior eficiência”, apontou a cientista.

Disrupção

Pascal Finette foto: @OpenSpace360

O que acontece com os negócios e seus modelos quando entramos em contato com essas novas realidades exponenciais? Esta é uma questão que incentiva Pascal Finette, diretor do departamento de Empreendedorismo e Inovação Aberta da Singularity University, a prever o futuro empresarial.

“Nós vivíamos num mundo em que produzíamos produtos medianos, para consumidores medianos em casas medianas. E nós vemos este mundo se bifurcando, basicamente se dividindo num mundo em que fazemos produtos especiais, para consumidores especiais e em casas individuais. Hoje temos essas pequenas empresas que já são (e outras que podem ser) um sucesso. Na base dessa cadeia, temos as gigantes companhias que dominam indústrias provendo necessidades básicas. E o que vemos são esses mercados convencionais se desmoronando. Companhias precisam fazer escolhas! Em segmentos específicos, os consumidores irão consumir mais customizados, mais sob medida. Isso já é muito bem aplicado na indústria da moda”, apontou.

Inteligência Artificial

Alexandre Nascimento

Alexandre Nascimento, pesquisador em Inteligência Artificial e dispositivos autônomos inteligentes. exemplificou inúmeros usos da tecnologia atualmente.

A máquina que pensa sozinha e aprende rápido é uma realidade em todos os âmbitos de uma sociedade, tais como:

Segurança
“Um robô que faz patrulhamento e reconhece sinais de ameaça em situações de emergência.”

Infraestrutura da construção civil
“Um robô que detecta falhas na estrutura de uma ponte e previne rupturas.”

Logística
“Robôs que localizam produtos em prateleiras de grandes lojas ou que entregam lanches.”

Saúde
“Robôs dão laudos médicos com maior precisão.”

Resgates em tragédias
“Robôs realizam buscas em escombros.”.

Mobilidade
“Robôs dirigem carros que permitem que crianças e idosos trafeguem sozinhos e com segurança”.

Energia

Sandro Calado foto: @OpenSpace360

Eficiência energética é uma solução sustentável, tanto para empresas quanto para residências. Esse foi o tema da apresentação de Sandro Calado, gerente executivo de soluções digitais da Embratel, durante o summit. “Muitas empresas não sabem o quanto elas consomem de energia, o porquê de consumirem e o horário em que consomem. Essa plataforma da Embratel te dá a visibilidade disso”, contou Calado.

“Trata-se do resultado de uma série de ações que visam a racionalização de energia elétrica. Este é um trabalho de conscientização e aprendizado de uso da energia elétrica. Será que a minha tarifa é adequada para o meu perfil de consumo? Será que eu tenho políticas adequadas de usabilidade de energia elétrica? Por exemplo: a luz do meu ponto de venda fica acesa na madrugada? Ou o ar condicionado está com fator de potência alto ou baixo? Essas perguntas são respondidas por meio da aplicação do trabalho de eficiência energética que resulta em economia e manutenção do meio ambiente, evitando o desperdício.

Mobilidade

Rodrigo Sá foto: @OpenSpace360

Rodrigo Sá, diretor global de desenvolvimento de Negócios para a Hyperloop Transportation Technologies, é o representante brasileiro na equipe de Elon Musk.

Durante o summit ele falou sobre o Hyperloop, o projeto de mobilidade que está em vias de se tornar real e com previsão de estreia em 2020, em Toulouse, na França. Este meio de transporte futurista consiste numa cápsula de altíssima velocidade que consegue transportar até 38 passageiros. Para se ter uma ideia, o percurso entre as cidades de São Paulo e Campinas duraria apenas seis minutos (em dias sem trânsito essa distância é feita em cerca de uma hora).

A altíssima velocidade, ele explica, ocorre pela tecnologia de levitação. “Uma cápsula pode alcançar, no solo, a velocidade de um avião e com um motor elétrico”, conta Sá, que usa a frase “países se tornam bairros” em sua apresentação. Eles já negociam as primeiras 100 cápsulas em países como os Emirados Árabes, Espanha, Coreia do Sul, entre outros. Feito com energia renovável, que gera mais energia de volta para a cidade, o Hyperloop já está conversando com agências de conteúdo para entreter os passageiros.

2 comentários para “SingularityU Brazil Summit: 5 temas inspiradores para um futuro próximo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *