Logo Embratel

Tudo sobre TI, Telecom e Mobilidade

CIAB FEBRABRAN 2019 setor bancário deve focar no consumidor para inovar

CIAB 2019: Setor bancário deve focar na experiência do consumidor para inovar



Principais destaques:
– CIAB FEBRABRAN 2019 tem início nesta terça-feira (11);
– Instituições financeiras devem focar seus negócios na experiência do cliente;
– Internet das Coisas (IoT) vai trazer grandes novidades para o setor financeiro;
– Plataforma Noomis foi lançada para dar continuidade aos conteúdos divulgados no evento.

“É preciso pensar em inovação e disrupção para criar produtos que atendam os clientes da melhor maneira possível”. A provocação de Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação da FEBRABAN, destaca um movimento da transformação digital que não tem mais volta: o foco na experiência do consumidor para crescer nos negócios. O executivo foi um dos participantes na palestra de abertura da CIAB FEBRABAN 2019, que começou hoje (11) no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Para Gustavo, uma mudança de cultura do setor financeiro é essencial para aproveitar as inovações que a tecnologia pode trazer às empresas. “40% das 78,1 bilhões de transações bancárias hoje são realizadas pelo celular. Em 2018, 2,5 milhões de contas foram pagas pelo celular, um crescimento de 56% em relação a 2017. Por este motivo, precisamos criar ecossistemas de inovação, uma vez que os serviços financeiros não são suficientes por si só”, afirma.

A disrupção do setor financeiro, para ele, começou com o surgimento das fintechs. “Elas trouxeram competitividade ao mercado e os bancos devem atuar em parceria com elas. Enquanto as fintechs ajudam a resolver problemas, as instituições oferecem a distribuição dessas soluções”, destaca, durante a palestra de abertura.

Mas como bancos e fintechs podem caminhar juntos? A resposta é simples. “A palavra ‘bancarização’ virou sinônimo de acesso à conta corrente, mas o Brasil tem suas desigualdades e é preciso pensar nelas. Por isso os bancos estão investindo nas habilidades socioemocionais para entender como impactar o cliente com experiência e novos produtos”, disse Fosse, que complementou ainda que a Internet das Coisas (IoT) será a grande tecnologia que vai trazer novidades para o setor bancário. “Estamos nos estágios iniciais”, garante ele.

Plataforma Noomis é anunciada na FEBRABAN

A plataforma digital Noomis foi uma das novidades durante a abertura da CIAB FEBRABAN 2019. O projeto tem o objetivo de democratizar o conteúdo do congresso ao longo de todo o ano por meio de análises, reportagens, blogs, vídeos, podcasts e newsletters.

A Noomis vai reunir os profissionais e especialistas mais relevantes da área, e será uma comunidade para incentivar o encontro de experiências, divulgar tendências, aprofundar conhecimentos, gerar networking e novas possibilidades de negócios.

A plataforma tem previsão para entrar no ar em setembro deste ano. A expectativa da FEBRABAN é aproveitar a harmonia entre fintechs, bancos e empresas no ambiente de desenvolvimento de inovações para obter resultados e expandir a Noomis para outras comunidades, como a acadêmica, por exemplo. A ideia é multiplicar o número de postos de trabalho na área de TIC com o projeto.

MUNDO+TECH NO CIAB FEBRABAN 2019

O Mundo+Tech está com uma cobertura especial nas palestras do CIAB FEBRABAN 2019. Clique nas matérias abaixo e saiba mais sobre o que foi debatido no maior congresso de tecnologia de informação para o setor financeiro.

>> CIAB 2019: Bancos e financeiras apostam em IA e certificação para proteger dados
>> CIAB 2019: LGPD vem para transformar desafios em oportunidades, aponta Cindy Compert, da IBM
>> CIAB 2019: 5 motivos para empresas apostarem no 5G
>> CIAB 2019: Venda de seguros por canais digitais é mar aberto para investimento de bancos
>> CIAB 2019: Primeira rede blockchain do setor financeiro nacional é anunciada
>> CIAB 2019: A Inteligência Artificial como parceira da segurança de dados

CIAB FEBRABAN 2019

O CIAB FEBRABAN está na 29º edição e tem uma área de exposição de 36 mil m² e deve reunir mais de 180 expositores, 52 patrocinadores e cerca de 300 palestrantes durante três dias de evento. Inovações tecnológicas, transformação digital e futuro do sistema financeiro são alguns temas de debates deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *