Como criar uma estratégia de Data & Analytics em 5 etapas

Como criar uma estratégia de Data & Analytics em 5 etapas

Principais destaques:
– Chief Data Officer (CDO) tem papel fundamental na transformação digital de uma empresa;
– Executivo deve criar estratégia para que a empresa tenha percepção de como se dará a inovação nos negócios com base nos dados;
– Para isso, a consultoria Gartner listou 5 etapas para CDO criar uma estratégia de sucesso em Data & Analytics.

O Chief Data Officer ou diretor de dados (CDO, na sigla em inglês) tem papel fundamental na transformação digital de uma empresa. É ele o responsável pela governança corporativa e por criar iniciativas de gerenciamento, análise e ciências de dados, assim como pela ética no uso desses dados dentro de uma companhia.

Mas quais os desafios desse executivo para liderar com sucesso uma transformação digital baseada em dados? “Os profissionais precisarão criar planos detalhados e de alto nível para atividades-chave, com análises que incluam benchmarks e medições para mostrar o progresso e as realizações de suas iniciativas”, disse a analista e vice-presidente da Gartner, Debra Logan, ao site CIO.

A sugestão da Gartner é que os CDOs sigam cinco etapas para criar uma estratégia de sucesso de Data e Analytics. Confira:

Preparar

O CDO pode marcar uma reunião com sua equipe e com os principais líderes de negócios e de TI da empresa para levar materiais que revisam a experiência dele. Isso é importante para mostrar ao time que ele “sabe como as coisas funcionam” internamente.

Avaliar

Combinar reuniões presenciais pode ajudar na construção de um relacionamento com os setores interessados na transformação digital. É importante também explicar qual o papel do diretor de dados e como ele poderá ajudar a alcançar os objetivos críticos de negócios. Outro ponto é o CDO estar aberto a ouvir feedbacks sobre como os colaboradores enxergam as demandas que partem do executivo e o que são as funções baseadas em dados. O CDO precisa, também, levar em conta, como o CIO (Chief Information Officier) e a área de TI são considerados no negócio.

Planejar

As lições aprendidas nas duas primeiras etapas são transformadas em um plano de ação na fase de planejamento. É importante que o CDO compartilhe o aprendizado com a equipe, com os gerentes e as áreas interessadas nesta transformação. Isso pode ser apoiado por uma avaliação de como a visão do executivo se compara com a da organização e também por Indicadores-chave de Desempenho (os famosos KPIs), importantes para metas definidas por executivos e gerentes.

Agir

O CDO deve se reunir com as equipes operacionais para definir o escopo de operação e considerar as métricas de desempenho. É importante o executivo perguntar o que ele pode fazer para ajudar o time a melhorar o desempenho.

Mensurar

O CDO deve articular um orçamento para mostrar quanto vale os esforços de suas equipes de projeto. É essencial para que as reuniões do relatório de progresso fiquem concentradas em repassar informações mais relevantes para líderes empresariais e financeiros.

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