6 soluções para evitar as dores de cabeça da transformação digital

6 soluções para evitar as dores de cabeça da transformação digital

Principais destaques:
– Transformação digital permite eficiência, produtividade e otimização de processos;
– Mas para ser digital, uma empresa deve primeiro criar um plano estratégico;
– Ainda assim algumas dores de cabeça podem aparecer durante o processo;
– Confira seis dicas para evitar dores de cabeças na hora de ser digital.

A transformação digital é quem vai ditar o sucesso ou o fracasso das organizações nos próximos anos, mas o caminho até a inovação pode ser de muitos obstáculos. De fato, se transformar digitalmente não é apenas adotar tecnologias emergentes para gerar maior visibilidade dos negócios ou atingir metas.

É preciso criar um plano sólido com responsabilidades definidas e que mostre o compromisso da empresa em investir e adotar um ecossistema de inovação. Confira uma lista elaborada pelo site Information Week com seis soluções que podem ajudar as companhias a enfrentarem possíveis dores de cabeça que possam aparecer no processo de transformação digital.

  1. Alinhe os esforços de digitalização com a estratégia corporativa
    Os profissionais que desejam ajudar as companhias a se transformar digitalmente devem sempre afirmar como e por que as suas ações estão alinhadas com a estratégia corporativa da empresa e como os benefícios da digitalização vão se conectar com as metas companhia.
  2. Crie e mantenha uma cultura corporativa digitalmente amigável
    A necessidade de se tornar digital não é apenas fazer com que as lideranças concordem em se transformar. É preciso entender qual a cultura atual da companhia e se isso pode criar uma barreira para a transformação digital. Não há uma fórmula mágica para criar uma cultura digital amigável, mas é preciso dedicar tempo para identificar aspectos da empresa que podem atrapalhar essa transformação.
  3. Modernize sua solução de PDF
    Arquivos em PDF são ótimas soluções para quem tem como meta diminuir consideravelmente o consumo de papel. Mas, pode ser que eles também sejam um obstáculo para o remetente que precisa trabalhar com o conteúdo que foi enviado. Em outras palavras: é preciso analisar não apenas o que se quer digitalizar, mas também os processos para realizar os trabalhos impactados por essa ação.
  4. Pesquise muito sobre a confiabilidade das ferramentas digitais:
    Uma pesquisa de 2018 da Riberbed, uma empresa norte-americana de TI, mostrou que 80% das empresas entrevistadas disseram que os serviços ou aplicativos digitais falharam algumas vezes por mês ou mais. Isso traduz a importância de pesquisar sobre as ferramentas digitais que serão contratadas para a jornada de inovação.
  5. Estabeleça as partes responsáveis que vão executar o plano
    Um estudo de 2018 do Fórum Econômico Mundial descobriu que, embora as empresas comecem a ver um retorno financeiro sobre os investimentos feitos em inovação, muitas têm iniciativas que se destacam e resultam em um resultado maior que a média investida. O relatório sugere então que as empresas devem definir representantes que vão orientar outros colaboradores sobre a execução do plano de transformação digital. Por exemplo, se uma meta da companhia é avançar para um processo sem o uso do papel, esse representante pode atribuir a um colaborador a tarefa de pesquisar quais são as ferramentas, plataformas ou programas apropriados para a execução desta meta.
  6. Defina um orçamento adequado para a digitalização
    Uma grande dúvida das empresas é quanto custa ser digital, ainda mais quando muitas companhias acham que quanto maior o valor investido, maior o sucesso em inovar. O financiamento necessário às vezes é muito substancial, mas os líderes devem fazer cálculos realistas sobre as despesas que a onda de digitalização irá trazer. É preciso pensar também que, mesmo se o custo inicial for alto, a transformação digital ajuda a empresa a se tornar mais eficiente e capaz de atender às necessidades dos clientes a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *