CIAB 2018: 9 tendências de tecnologia para o mercado financeiro

Exponencial é tudo o que é mais veloz, maior, quatro vezes mais transformador e crescente que o (antigo) habitual. É o ritmo e a velocidade das inovações do presente que nos deixam cada vez mais próximos de um futuro melhor. Inteligência exponencial é o tema central desta 28a edição do CIAB Febraban, evento que acontece em São Paulo (SP) e é considerado o mais relevante em tecnologia para o mercado financeiro. Quer entender, fazer parte e evoluir junto com a quarta revolução industrial? Então, venha!

1. Você junto com a disrupção
O substantivo disrupção não é só o termo da vez, é a melhor tradução do cenário atual, em que processos são interrompidos, e consequentemente, transformados de maneira repentina e inteligente para maior segurança e velocidade dos negócios e do mundo. É preciso estar pronto para lidar com novidades melhores e mais eficientes de uma hora para outra. Assim, flexibilidade, conhecimento e a mente aberta são as habilidades pessoais mais valorizadas do momento, uma vez que sem elas é impossível acompanhar e se adaptar às mudanças. Isso não quer dizer que o Ciab Febraban vai exercitar e potencializar todas essas habilidades, mas que trará insumos essenciais para você estar bem informado, conhecer novas metodologias e fazer parte da história.

2. Homem + máquina
Além de ser o mais relevante evento de tecnologia para o mercado financeiro, o Ciab Febraban se propõe a abordar, entender e colaborar para a melhor relação entre o homem e a tecnologia no que diz respeito ao comportamento humano. Porque quando os processos ganham nova velocidade e espaço, há também uma importante transformação na maneira de agir e reagir dos seres humanos, sim, de nós. Sem uma conexão de troca, saudável e segura entre o homem e a TI perde-se muito. E a ideia é crescer e evoluir, sempre.

3. Networking de resultado
O congresso acontece desde 1990, sendo que a edição passada do CIAB, em 2017, bateu recordes de público e de palestrantes. Mais de 21 mil profissionais de ponta dos setores financeiro, de tecnologia, pesquisas, segurança da informação, meios de pagamento, serviços bancários, seguros e dados compareceram ao evento para conhecer de perto a evolução e modernização segura do mercado. O sucesso – e a qualidade – dos visitantes é prova de que o CIAB tem também a capacidade de abrir grandes chances de um networking eficaz e de resultado entre os visitantes.

4. Cyber Security
Tudo que é novo gera receio na mesma medida que gera expectativa. E, afinal de contas, sem segurança nenhuma inovação ou disrupção tem real valia. Principalmente quando se fala de economia e finanças. O evento dedicará parte de sua programação ao tema, apresentando novos meios e tecnologias para blindar a evolução de sua empresa de qualquer tipo de cyber ameaça.

5. Blockchain
Não se trata de criptomoeda, mas da tecnologia de segurança de transações que foi popularizada junto com a criptoeconomia: a blockchain é uma TI criada para garantir a integridade e assegurar a confiança em transações virtuais. Uma rede que funciona com blocos encadeados para certificar a legitimidade de operações diversas. Em outras palavras, algo que você deve conhecer, entender e (de preferência) dominar. A oportunidade para tanto está no CIAB Febraban.

6. Monetização de dados
Que tal entender como a TI pode potencializar ao máximo suas chances de transformar os dados que sua empresa detém em cifras?

7. Cloud & Edge Compulting
Você pode até não saber, mas sim, usa o sistema de computação em nuvem para armazenar não só dados profissionais como pessoais. O evento irá apresentar o que há de mais inovador, seguro e prático no sistema. Assim como abordará o edge computing, tecnologia que está virando tendência quando o assunto é diminuir a latência, ou o tempo de resposta. Tudo para você tirar proveito máximo e potencializar resultados.

8. Inteligência artificial (para todos)
A IA é uma realidade e estará cada vez mais presente no dia a dia e no desenvolvimento das empresas e da sociedade. Lembram-se da quarta revolução industrial citada ali acima? Pois bem, só existe por causa dessas inovações, cada vez mais constantes. Esqueça o papo da substituição do homem pela máquina. É sobre a evolução do homem com a ajuda da máquina, da TI. Progresso presente, que você tem que conhecer e entender. Estar preparado é estar a frente, afinal.

9. Omnichannel
Para encerrar, eis uma oportunidade de enriquecer não só o seu vocabulário, mas a sua performance profissional. Para tanto será necessário compreender todos os valores e oportunidades que caminham junto com o Omnichannel, que visa borrar as bordas entre o mundo online e off-line para o consumidor… até que as diferenças entre o virtual e o real sejam apagadas, extintas, no que diz respeito à serviços, experiência, praticidade e comodidade. Não é um desejo, mas o presente. Porque o futuro é hoje. Confira a programação completa do CIAB Febraban aqui. E acompanhe as novidades e a cobertura do evento nos nossos canais.

3 thoughts on “CIAB 2018: 9 tendências de tecnologia para o mercado financeiro”

  1. Assunto interessante nos dias de hoje.
    Estamos muito vulneráveis a nível de internet de todos os ângulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *